O que é protuberância occipital externa?

O que é protuberância occipital externa?

A protuberância occipital externa localiza-se perto do centro da escama occipital. Estendendo-se lateralmente do mesmo para ambos os lados está a linha nucal superior e um pouco acima encontra-se tenuemente marcado o topo da linha nucal.

Que estrutura volumosa se apresenta de cada lado da ponte?

Estas fibras convergem de cada lado para formar um volumoso feixe, o pedúnculo cerebelar médio (ou braço da ponte), que penetra no hemisfério cerebelar correspondente. ... Percorrendo longitudinalmente a superfície ventral da ponte existe um sulco, o sulco basilar, que geralmente aloja a artéria basilar.

Qual é a função da ponte?

A ponte participa de algumas atividades do bulbo. Interfere no controle da respiração, é um centro de transmissão de impulsos para o cerebelo e atua ainda, como passagem para as fibras nervosas que ligam o cérebro à medula.

Quais as formações das fibras longitudinais da base da ponte?

FIBRAS LONGITUDINAIS  TRACTO CÓRTICO-ESPINHAL:  Na Base da Ponte o Tracto córtico-espinhal forma vários feixes dissociados, não tendo a estrutura compacta que apresenta nas Pirâmides do Bulbo.

O que é a ponte cerebral?

Ponte Cerebral Ela é a porção central do tronco cerebral interposta entre o bulbo e o mesencéfalo. As funções da ponte (protuberância) cerebral são variadas e envolvem sono, respiração, deglutição, audição, controle da bexiga, equilíbrio e gustação, entre tantas outras funções motoras.

Quais são as principais funções do mesencéfalo da ponte e do cérebro?

O mesencéfalo é uma estrutura situada entre a ponte e o cerebelo. É responsável pelas funções da visão, audição, movimento dos olhos e movimento do corpo. É a parte localizada entre o mesencéfalo e o bulbo.

Qual a função do bulbo cerebral?

Controla funções autônomas e retransmite sinais entre o cérebro e a medula espinhal. Também é responsável por controlar diversas funções autonômicas para o corpo: Respiração (via grupo respiratório dorsal e grupo respiratório ventral);

Quais as funções do tálamo e hipotálamo e onde se localiza?

O hipotálamo é a região do encéfalo (diencéfalo) de vertebrados relativamente pequenos, localizado sobre o tálamo, cuja função é manter a homeostase, isto é, o equilíbrio das funções internas corporais em ajustamento ao ambiente, principalmente por meio da coordenação entre o sistema nervoso e o sistema endócrino.

Qual a função da glândula pineal?

Ela é responsável por regular desde condições físicas e ciclos vitais até o controle de nossas emoções. Com tantos papéis importantes em nosso organismo, estimular a glândula pineal pode ser a chave para melhorar sua saúde física e emocional.

Qual é o papel fisiológico da glândula pineal?

Função e importância da glândula pineal A pineal consegue captar a luz e escuridão, regulando assim o nosso ritmo diário e controlando os ciclos de sono, da maturidade sexual e do equilíbrio psicoemocional – este último, ao secretar serotonina, neurotransmissor que opera os níveis de humor e de energia.

Como a Glandula pineal é ativada?

Como você já deve ter percebido, a produção de melanina por parte da glândula pineal é estimulada por alguns fatores, sendo o principal a exposição sensível à luz.

Quais são as doenças relacionadas a essa glândula pineal?

Doença de Alzheimer, doença de Parkinson, esclerose lateral amiotrófica, doença do neurônio motor. Outras Manifestações Clínicas: Há vários relatos do papel da glândula pineal em doenças humanas como hipertensão, desordens de mielina, doenças oculares como glaucoma e distúrbios endócrinos (MORENO, 1997).

Como enxergar com o terceiro olho?

Meditação é uma das ferramentas mais efetivas para a ativação do terceiro olho. Ao se esforçar para pensar de modo mais consciente, você conseguirá atingir a clareza mental associada ao terceiro olho. O objetivo principal da meditação é fazer com que a mente se concentre em apenas um pensamento ou objeto.

Como abrir o terceiro olho meditação?

Desacelere; concentre-se na escuridão que seus olhos fechados veem. Levante os olhos para se concentrar no que está acima, no centro de sua testa. Não o force, isso não deve provocar tensão. Quando os pensamentos vêm, observe-os de forma objetiva e descarte-os, concentrando-se em sua respiração.

Para que serve o terceiro olho?

Ele fica bem no centro do cérebro e não é um olho, mas uma glândula, chamada de pineal, que é tão pequena quanto uma ervilha e tem a forma de pinha, de onde vem o seu nome. Segundo cientistas, é um potente centro receptor de informações, relacionado a intuição, espiritualidade e percepção de acontecimentos sutis.