Como a farmacologia pode ser dividida?

Como a farmacologia pode ser dividida?

Divisões da farmacologia Farmacodinâmica: mecanismo de ação; Farmacocinética: destino do fármaco; Farmacologia pré-clínica: eficácia e RAM do fármaco nos animais (mamíferos); Farmacologia clínica: eficácia e RAM do fármaco no homem (voluntário sadio; voluntário doente);

O que se estuda em Farmacologia?

A farmacologia é a ciência que estuda os efeitos de uma substância química sobre a função dos sistemas biológicos, fundamentalmente dependente da interação droga/organismo.

O que compreende a farmacologia?

A farmacologia (do Grego, pharmakos, droga, e logos, estudo) é a ciência que estuda como os medicamentos ou substâncias interagem com o organismo, sendo capazes de promover alterações funcionais e estruturais.

Qual a origem da palavra fármaco?

Fármaco deriva do termo grego pharmakon, que tanto pode significar veneno como remédio, literalmente significa “aquilo que tem o poder de transladar as impurezas”. ... Por convenção, substâncias inertes (como excipientes) não são considerados fármacos.

Qual a diferença de droga e fármaco?

Fármaco (pharmacon = remédio): estrutura química conhecida; propriedade de modificar uma função fisiológica já existente. Não cria função. Medicamento (medicamentum = remédio): fármaco com propriedades benéficas, comprovadas cientificamente. Todo medicamento é um fármaco, mas nem todo fármaco é um medicamento.

Qual a diferença entre a função do remédio é a função do medicamento?

Remédios são quaiquer tipo de cuidado que objetiva curar ou aliviar doenças, sintomas ou mal-estar. Mas, ao contrário dos medicamentos, não existem para isso, e nem são produtos elaborados e pesquisados, que obedecem a especificações da Anvisa.

Qual é a diferença entre droga é tóxico?

A droga se chama tóxico e seu estudo é realizado pela toxicologia. A palavra droga é conhecida por leigos para indicar substâncias de abuso, tipo cocaína, maconha e outras. A farmacologia médica estuda principalmente a droga-medicamento com os efeitos terapêuticos e desejáveis.

Qual a diferença entre o remédio original é genérico?

A fórmula do genérico é a mesma do remédio original, com o mesmo princípio ativo, concentração e ação no organismo. A diferença é que não pode ter marca - a embalagem deve apresentar apenas o princípio ativo que está na fórmula, como Paracetamol ou Ácido acetilsalicílico, por exemplo.

Qual remédio pode substituir o Elani 28?

Princípio Ativo: drospirenona + etinilestradiol
ReferênciaPrincípio AtivoSimilar Equivalente
Yasmindrospirenona + etinilestradiolDalyne
Yasmindrospirenona + etinilestradiolDibella
Yasmindrospirenona + etinilestradiolElani Ciclo
Yasmindrospirenona + etinilestradiolElo