Como fazer concordância?

Como fazer concordância?

A concordância pode ser feita com o sujeito ou com o predicativo do sujeito, contudo, na maioria das vezes é optativa. a) Se o sujeito ou o predicativo for nome de pessoa ou pronome pessoal, o verbo concorda com a pessoa.

Como fazer a concordância do verbo haver?

O verbo haver, com sentido de existir, sempre faz concordância no singular, mesmo em locução verbal, quando é o verbo principal. Veja os exemplos: Havia muitas pessoas na sala. Há vários problemas na empresa.

Faz anos ou fazem?

Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.

Como se escreve o que faz?

Os termos "faz", "faiz" e "faís" não existem na língua portuguesa. Lembre-se que "faz" é a conjugação do verbo "fazer".

Como se escreve faz?

Faziam vem do verbo fazer. O mesmo que: realizavam, construíam, elaboravam, criavam, equivaliam, percorriam, constituíam, preparavam, geravam.

Como escreve a palavra fazia?

A grafia correta da palavra é fazia, escrito com z na penúltima sílaba. As duas formas teriam a mesma pronúncia, mas somente a escrita com z está correta e existe no dicionário de português.

Qual é o certo faria ou fazia?

Fazia é a formal verbal na primeira e terceira pessoa do singular do pretérito imperfeito do indicativo do verbo fazer. ... Faria é a forma verbal na primeira e terceira pessoa do singular do futuro do pretérito (condicional) do verbo fazer.