O que Aristóteles pensava sobre a política?

O que Aristóteles pensava sobre a política?

Na filosofia aristotélica a Política é a ciência que tem por objetivo a felicidade humana e divide-se em ética (que se preocupa com a felicidade individual do homem na pólis) e na política propriamente dita (que se preocupa com a felicidade coletiva da pólis).

Porque em Aristóteles a Política e a concretização da ética?

A política para Aristóteles é essencialmente associada à moral. Isto porque a finalidade última do estado é a virtude, ou seja, a formação moral das pessoas e o conjunto de meios necessários para que isso ocorra. ... Assim, ética é uma doutrina moral individual, e a política é uma doutrina moral social.

Qual era a melhor forma de governo para Aristóteles?

A idéia de Aristóteles quanto às formas boas e más de governo são idênticas à de Platão (monarquia, aristocracia e politia (as boas) e democracia, oligarquia e tirania (as más).

Qual a contribuição de Sócrates para a política atual?

Além de escultor, Sócrates serviu ao exército ateniense durante três temporadas. ... Segundo relatos, Sócrates levava uma vida simples. Participou ativamente da democracia da cidade de Atenas. Inclusive, serviu aos militares como um soldado durante três anos, chegando a participar da Guerra do Peloponeso (431-404 a.C.).

Por que Sócrates era contra a democracia?

Qualquer individuo, ou apenas pessoas com conhecimentos de navegação? Socrates não era no entanto elitista, no sentido de reservar o voto para uma classe. O que ele defendia era uma intelectualização da democracia em que para votar se teria de mostrar aptidão ou qualificação para a tarefa.

Por que Platão era contrário à democracia?

Resposta: Platão acreditava que a democracia era negativa, pois permitia que aqueles menos esclarecidos e menos capazes de tomar decisões pelo bem da sociedade tivessem voz, e colocassem a sociedade em rumos negativos para ela.

Qual o papel do filósofo na democracia?

Em segundo lugar, a democracia, que era indireta e não previa a eleição de representantes, garantia aos cidadãos a participação no governo, concedendo a eles o direito de discutir e defender suas opiniões sobre as decisões que a cidade deveria tomar. ...

Por que de acordo com Platão o governo da sociedade deve ser exercido pelos filósofos?

São os filósofos e, segundo Platão, seu governo justifica-se pelo fato de conhecerem os verdadeiros valores morais, sendo capazes, portante, de administrar a sociedade em favor do bem comum.

Como Platão imaginava a sociedade ideal?

A Sociedade Ideal e a República de Platão Aplicando sua filosofia, Platão imaginou na "República", uma sociedade ideal dividida em três classes, levando em conta a capacidade intelectual de cada indivíduo.

Qual a origem de Platão?

Atenas Clássica

Como Platão divide a sociedade?

Na sociedade que Platão idealizou existem três classes: a classe dos artífices e comerciantes, cuja virtude é a temperança; a classe dos guerreiros, cuja virtude é a coragem e a classe dos filósofos cuja virtude é a sabedoria.

É necessário conhecimento para governar uma sociedade?

Os filósofos têm conhecimento, por isso deveriam ser consultados pelo povo. Mas esses devem tomar as decisões política. ... Governar uma cidade exige conhecimento. O povo tem o direito de participar do governo de sua cidade.

Como Platão ensinava?

Platão ensinava na Academia e nos seus “Diálogos” que a compreensão dos fenômenos que ocorrem no mundo físico depende de uma hipótese: a existência de um plano superior da realidade, atingido apenas pelo intelecto, e constituído de formas ou ideias, arquétipos eternos dos quais a realidade concreta seria a cópia ...

Quais as questões principais do pensamento de Platão e como elas servem para tua área de conhecimento?

Platão foi um dos mais importantes pensadores do período antropológico da filosofia grega. Ele fundou um pensamento metafísico próprio, relegando à questão do “ser” e das “essências” o princípio e a chave para se ter qualquer tipo de conhecimento acerca do mundo.

Qual era o principal método de Platão para iniciar a explicação suas ideias?

Platão define a dialética como a arte de pensar, questionar e hierarquizar ideias. O termo dialética é utilizado por Platão na referência a qualquer método que possa ser recomendado como veículo da filosofia. Para Platão, a dialética é um instrumento que permite o alcance a verdade.

Qual era o pensamento de Platão?

Platão foi discípulo de Sócrates e o primeiro teórico idealista. ... O idealismo platônico consiste, basicamente, em uma distinção entre conhecimento sensível, inferior e enganoso, que seria obtido pelos sentidos do corpo, e conhecimento inteligível, superior e ideal, que acessaria a verdade sobre as coisas.