Como ensinar pontuação de forma ludica?

Como ensinar pontuação de forma ludica?

- Deixe que os alunos construam suas frases e auxilie-os se necessário. Depois, propicie um momento para que eles leiam as frases que formaram, utilizando a entonação adequada para cada pontuação usada. - Organize sua turma em grupos de quatro alunos.

Como aprender a pontuar um texto?

Vejamos, a seguir, quais são os sinais de pontuação que nos auxiliam nos processos de escrita:

  1. Ponto ( . )
  2. Dois-pontos ( : )
  3. Reticências ( ... )
  4. Parênteses ( )
  5. Ponto de Exclamação ( ! )
  6. Ponto de Interrogação ( ? )
  7. Vírgula ( , )
  8. Casos em que devemos utilizar a vírgula:

Qual o significado de 3 pontos de interrogação?

Por exemplo, vários pontos de exclamação ou pontos de interrogação indicando espanto, surpresa etc. Às vezes esses dois sinais são usados juntos: «Como??!» Geralmente são em número de três. ... Quanto mais alta, mais intensa e mais longa, maior será o número de exclamações.

Como se usa o ponto de interrogação?

O ponto de interrogação deve ser utilizado em frases interrogativas diretas. Assim, em frases interrogativas indiretas deve-se utilizar o ponto final.

Quem quer ser meu colega em frases interrogativas usamos o ponto de?

b) Quem quer ser meu colega? Em frases interrogativas, usamos o ponto de______________ c) Clara é minha melhor amiga. Em final de frases afirmativas usamos o ponto_________________​

Quando não usar o ponto de interrogação?

O ponto de interrogação é um sinal de pontuação utilizado no final de perguntas, ou seja, de frases interrogativas diretas. O sinal gráfico do ponto de interrogação é (?). Note que nas frases interrogativas indiretas, esse sinal de pontuação não é utilizado.

Qual é o ponto que é colocado antes de uma citação?

A função dos dois pontos é introduzir palavras, expressões ou frases que servem para esclarecer ou explicar uma passagem anterior. Usa-se dois pontos: - antes de uma citação ou da fala de alguém.

Quando usar parênteses e travessão?

Travessões e parênteses são recursos usados para fazer observação à parte do objeto principal do texto. Devem ser usados com parcimônia.