Como calcular a medida de um paralelogramo?

Como calcular a medida de um paralelogramo?

A área do paralelogramo pode ser calculada pela multiplicação da medida de sua base pela medida de sua altura, também chamadas de comprimento e largura. A área de uma figura geométrica é uma medida atribuída ao espaço que essa figura ocupa no plano.

Quantas diagonais tem um paralelogramo?

Vale lembrar que os paralelogramos são casos particulares de quadriláteros, então existem características que são herdadas dessas figuras geométricas, como a existência de duas diagonais, quatro lados e quatro ângulos, bem como a soma dos ângulos internos e dos ângulos externos ser sempre igual a 360º.

Quais são as propriedades do paralelogramo não retangular?

Em virtude de seus lados opostos paralelos, os paralelogramos também possuem algumas propriedades únicas. Veja a seguir: 1 – Os ângulos opostos de um paralelogramo são congruentes. ... 4 – Os lados opostos de um paralelogramo são congruentes (possuem a mesma medida).

Quais são as propriedades do retângulo?

Todo retângulo é paralelogramo, por isso, herda as características e propriedades dos paralelogramos, a saber:

  • Lados opostos são congruentes;
  • Ângulos opostos são congruentes;
  • As diagonais cortam-se ao meio;
  • Ângulos adjacentes são suplementares;
  • A soma dos ângulos internos de um retângulo é igual a 360°.

Quanto é a soma dos ângulos de um quadrado?

A soma doa angulos internos de qualquer quadrilatero regular é de 360º. Ex. Quadrado possui 4 angulos retos, 4 x 90º = 360º. Paralelogramo, angulos proporcionais mesmo assim a soma dos angulos interno é de 360º.

Qual é a soma dos ângulos externos?

360°

Qual é a medida de abertura de cada ângulo externo em um quadrado?

Resposta. Como todos os ângulos do quadrado são ângulos retos, ou seja, ângulos que possuem 90º. Com base nisso, podemos concluir que cada vértice desse quadrado terá um ângulo externo de 180-90 = 90º. como temos 4 vértices, temos que a soma total dos ângulos externos de um quadrado é 4*90º=360º.

Qual é a medida de cada ângulo externo de um triângulo equilátero e de um quadrado?

No triângulo equilátero, a medida de cada ângulo externo é 360º : 3 = 120º; No quadrado, a medida de cada ângulo externo é 360º : 4 = 90º; No pentágono regular, a medida de cada ângulo externo é 360º : 5 = 72º; No hexágono regular, a medida de cada ângulo externo é 360º : 6 = 60º.