O que é um vaso Vasorum?

O que é um vaso Vasorum?

Os vasa vasorum (VV) são pequenas artérias que pe- netram na parede arterial tanto por sua superfície luminal (vasa vasorum internae) como pela adventícia (vasa vaso- rum externae). Os VV adventiciais ramificam-se em vasos menores que irrigam as camadas mais externas da túnica média.

Quais são as lâminas cardíacas?

O pericárdio seroso é constituído de 2 lâminas, a lâmina parietal, externa que forra a superfície interna do pericárdio fibroso, constituindo com o último um pequeno espaço virtual, e uma lâmina visceral (ou epicárdio) que é a reflexão ao nível dos grandes vasos da lâmina parietal em direção ao coração recobrindo-o ...

O que são os cardiomiócitos?

As células que integram o tecido muscular cardíaco têm aspecto cilíndrico, são ramificadas e apresentam extremidades irregulares. Essas células são conhecidas como fibras musculares cardíacas, células do miocárdio, miócitos, cardiócitos ou cardiomiócitos.

O que provoca o infarto do miocárdio?

O infarto do miocárdio, ou ataque cardíaco, é a morte das células de uma região do músculo do coração por conta da formação de um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo de forma súbita e intensa.

O que causa gordura na Carotida?

A estenose carótida é causada pelo acúmulo de placas de gorduras nas artérias carótidas, responsáveis por levar sangue ao cérebro. Esse processo de acúmulo de gorduras nas artérias carótidas é chamado de aterosclerose, que também pode ocorrer em outras partes do corpo.