O que significa exame neurológico?

O que significa exame neurológico?

Quando houver a suspeita de um transtorno neurológico, o médico avalia por exame físico todos os sistemas do organismo, concentrando-se no sistema nervoso. A avaliação do sistema nervoso — o exame neurológico — inclui a avaliação do seguinte: Estado mental. Nervos cranianos.

Qual é o objetivo do exame neurológico?

Exame neurológico é uma avaliação clínica, não invasiva, que busca identificar e dimensionar transtornos que afetam o sistema neurológico. Ela é composta por uma série de testes físicos que analisam a função das estruturas responsáveis pelo funcionamento do corpo humano.

Quais são as doenças que afetam o sistema nervoso central?

DOENÇAS DO SISTEMA NERVOSO

  • Acidente Vascular Cerebral (AVC) É um distúrbio grave do sistema nervoso. ...
  • Ataques Epilépticos. ...
  • Cefaleias. ...
  • Doenças degenerativas do sistema nervoso. ...
  • Esclerose Múltipla. ...
  • Doença de Parkinson. ...
  • Doença de Huntington. ...
  • Doença de Alzheimer.

Quais as doenças que afetam a memória?

Existem diversas causas para a perda de memória, sendo que a principal é a ansiedade, mas também pode estar associada a diversas condições como a depressão, alterações do sono, uso de remédios, hipotireoidismo, infecções ou doenças neurológicas, como doença de Alzheimer.

O que significa ar dentro do cérebro?

Pneumoencéfalo é definido como uma coleção de ar ou gás na cavidade intracraniana. Pode ser localizado no espaço epidural, subdural, subaracnóideo, intracerebral e intraventricular.

O que é Síndrome Cerebral?

A pessoa com essa síndrome pode vir a desenvolver problemas na memória, dificuldade de compreensão, mudanças comportamentais, confusão mental, distúrbios visuais e fortes dores de cabeça. Sintomas que podem interferir as tarefas do dia a dia.

O que pode ser uma mancha no cérebro?

Gliose ou microangiopatia são os termos usados para descrever as pequenas manchas brancas na substância branca do nosso cérebro, que podem ocorrer em alguns indivíduos, sobretudo naqueles com histórico de doenças crônicas, como doença renal, hipertensão, diabetes, doenças cardíacas, ou aqueles que tenham sido ...

Como identificar câncer no cérebro?

1. Sintomas gerais para todos os tipos

  1. Dor de cabeça;
  2. Visão turva e embaçada;
  3. Convulsões;
  4. Náuseas e vômitos sem causa aparente;
  5. Falta de equilíbrio;
  6. Alterações no humor e no comportamento;
  7. Dormência, formigamento ou fraqueza em uma parte do corpo;
  8. Sonolência excessiva.

O que causa o tumor?

Veja as causas conhecidas mais comuns para o aparecimento de um tumor: Exposição a toxinas ambientais, como poluição, radiação e fumo passivo. Genética. Dieta desequilibrada, pobre em frutas, verduras e legumes.