Como medir o teor de umidade da madeira?

Como medir o teor de umidade da madeira?

Segundo a ABNT NBR 7190/1997 o teor de umidade da madeira (TU) corresponde à relação entre a massa da água nela contida e a massa da madeira seca. A equação 1 fornece a relação para determinação do teor de umidade da madeira, onde m1 é a massa inicial da madeira (em gramas) e m2 é a massa de madeira seca (em gramas).

O que você espera do comportamento de bolachas em ambiente de umidade relativa alta é o de frutas em ambiente de umidade relativa baixa e de carne sem proteção impermeável em geladeira?

A isoterma nos permite determinar em qual umidade devemos conservar determinado alimento sob certa temperatura. ... O que você espera do comportamento de: a) Bolachas em ambiente de umidade relativa alta? Absorverão água do ambiente e ficarão amolecidas.

Qual o valor médio da atividade de água de frutas e hortaliças?

A atividade de água assume valores de 0 a 1, sendo considerados alimentos ricos em água livre acima de 0,9 (RODRIGUES; ZAMBIAZI; FERRI, 2009). A maioria das frutas e hortaliças apresenta atividade de água próxima a 0,9, sendo considerados alimentos com alta perecebilidade.

O que é água livre e combinada?

A água livre está presente nos espaços intergranulares e entre os poros do material. ... A água ligada ou combinada está combinada quimicamente com outras substâncias, esse tipo de água não é utilizada como solvente, não permite o desenvolvimento de microrganismos e é difícil de ser eliminada.

Qual é a diferença do método de desidratação e o método de adição de sal açúcar?

O açúcar, como o sal, age por osmose, desidratando as células, porém no caso do açúcar ocorre uma situação diferente, pois o mesmo não é um meio de cultura propício para multiplicação bacteriana como é o sal. Já o sal, é utilizado, por exemplo, para a produção da carne de sol e carne seca.

Qual o método de conservação por açúcar?

O açúcar é um bom agente de conservação para diversos alimentos, principalmente os produtos derivados de frutas. A presença do açúcar aumenta a pressão osmótica do meio, criando assim condições desfavoráveis para o crescimento da maioria dos microrganismos, em conseqüência da redução da atividade de água do substrato.