Quais são as principais propriedades e funções da membrana plasmática das células?

Quais são as principais propriedades e funções da membrana plasmática das células?

Funções da membrana plasmática Definir os limites da célula. Garantir proteção das estruturas da célula. Permitir que as diferenças entre o meio externo e o meio intracelular sejam mantidas. ... Em virtude da capacidade de selecionar essas substâncias, dizemos que a membrana plasmática apresenta permeabilidade seletiva.

O que são as zonas de oclusão e adesão entre as células?

Outro tipo de junção celular presente em muitos epitélios é a zona de oclusão, uma espécie de cinturão adesivo situado junto a borda livre das células epiteliais. A zona de oclusão mantém as células vizinhas tão encostadas que impede a passagem de moléculas entre elas.

Como ocorre a adesão entre as células?

No lado citoplasmático da membrana de cada uma das células, e distanciado da membrana por um espaço estreito, existe uma placa circular denominada placa de ancoragem, na qual se inserem filamentos intermediários de proteínas da família caderina, resultando em uma forte adesão entre as células.

Quais são as funções dos Desmossomos das zonas de oclusão e dos nexos?

O desmossomo é um tipo de especialização da membrana plasmática. A sua função é manter as células unidas umas às outras. ... São exemplos: os desmossomos, os hemidesmossomos, as zonas de oclusão e as junções gap. O desmossomo é uma importante junção celular de células epiteliais.

Como podem ser classificados os epitélios de revestimento?

Os epitélios podem ser classificados quanto: forma das células e número de camadas. Forma das células: Epitélio pavimentoso, epitélio cúbico e epitélio colunar. Número de camadas: Epitélio simples, epitélio estratificado, epitélio pseudoestratificado e epitélio de transição.

Como se classificam os epitélios quanto a forma das células?

Resposta. A) Podem ser classificados como : simples(uma camada de célula), estratificado (mais de uma camada de células), pseudoestratificado (células que aparentam ter mais de uma camada de célula , devido as células estarem posicionadas em diferentes alturas.