Quando se usa Bueno ou Buen?

Quando se usa Bueno ou Buen?

Buen e bueno significam bom, só que buen é o apócope, isto é, a forma reduzida que usamos na frente dos substantivos masculinos no singular. Outros exemplos de apócope são primer, tercer, algún, un, mal... Bueno pode mudar (bueno, buena, buenos, buenas). Mi amigo es bueno.

Qual a diferença entre un e Uno em espanhol?

número cardinal: uno, dos, tres… 2. como artigo ou pronome indefinido: » yo tengo uno. Em ambos os casos a palavra uno perde a letra -o final se estiver antes de um substantivo masculino (Apócope).

Qual é a diferença de Gran é grande em espanhol?

Veja que além de mudar a maneira que estamos colocando, antes ou depois a palavra GRAN geralmente se refere a importância e/ou qualidade, e não a tamanho. Já a palavra GRANDE se refere a tamanho, quantidade e intensidade.

Quando usar mal ou malo em espanhol?

Mal: Possui duas funções. - Adjetivo. Forma apocopada de "Malo", escreve-se antes de um substantivo masculino e singular que modifica. - Advérbio de modo: Mal, errado.

Quando se usa primer e primeiro em espanhol?

Quando usar Primer ou Primero em espanhol?

  1. Primer: Primeiro. - É usado em vez de "primero" quando antecede a um substantivo masculino singular.
  2. Primero (a): Primeiro (a) - Usa-se quando não se cumpre a regra de "primer". ...
  3. Importante: A forma apocopada "primer" é opcional quando segue e está ligada por uma conjunção coordenativa a outro adjetivo.

Quando se usa Tercer e Tercero em espanhol?

Ou seja, somente usamos primer ou tercer quando estiverem acompanhados de um substantivo. E usamos primero ou tercero quando NÃO estiverem acompanhados por um substantivo. Da mesma forma usamos as variáveis decimotercer/ decimotercero, vigésimo primer/ primero, vigésimo tercer/ tercero, etc.

Como escrever os números em espanhol?

Os algarismos de zero a nove têm nomes específicos, como os números de dez a quinze: cero [0], uno [1] (que se apocopa em un antes de uma vogal, e tem uma forma feminina: una), dos [2], tres [3], cuatro [4], cinco [5], seis [6], siete [7], ocho [8], nueve [9], diez [10], once [11], doce [12], trece [13], catorce [14] e ...