O que as leis 10.098 2000 e 10.436 2002 garantem aos cidadãos surdos?

O que as leis 10.098 2000 e 10.436 2002 garantem aos cidadãos surdos?

A lei 10.

Qual a lei que reconhece a Libras como língua da comunidade surda do Brasil?

Brasília, 24 de abril de 2002; 181º da Independência e 114ºda República. Regulamenta a Lei nº 10.

Que benefícios trouxeram para a comunidade surda?

A pessoa surda, através da Língua de Sinais, pode desenvolver integralmente todas as suas possibilidades cognitivas, afetivas e emocionais, permitindo sua inclusão e integração na sociedade.

O que a comunidade surda defende?

A própria comunidade surda, desde o século XIX, defende que a única maneira de promover a inclusão social de forma mais igualitária possível era por meio do ensino a partir de métodos manualistas, e com a participação de professores surdos na organização das escolas e das instituições de surdos.

O que é a comunidade surda e como funciona?

Entende-se “comunidade surda”, então, como um espaço de trocas simbólicas em que as línguas de sinais, a experiência visual e os artefatos culturais surdos são partilhados entre sujeitos Surdos (e ouvintes) que congregam interesses comuns e projetos coletivos.

Quais as características principais da comunidade surda?

O que faz parte da cultura surda, portanto, trata-se de algumas generalizações. Geralmente são considerados como elementos componentes da cultura surda: uso da Libras; sensibilidade visual e às vibrações; visão aguçada; e uso de tecnologias como campainha de luz.

Quem pode fazer parte da comunidade surda?

A comunidade surda refere-se às pessoas portadoras de deficiência auditiva. Essa comunidade também abrange os familiares dos surdos, tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais e demais pessoas que trabalham ou socializam com pessoas surdas.

Como é construída a identidade surda?

Os surdos que assumem a identidade surda são representados por discursos que os veem capazes como sujeitos culturais, uma formação de identidade que só ocorre entre espaços culturais surdos; Cada identidade se fortalece quando os mesmos se relacionam com os seus pares. E é vista também como multiculturalismo.

Qual a diferença entre cultura e comunidade surda?

A lingüista surda Carol Padden estabeleceu uma diferença entre cultura e comunidade. Para ela, “uma cultura é um conjunto de comportamentos aprendidos de um grupo de pessoas que possui sua própria língua, valores, regras de comportamento e tradições”. ... Já “a Cultura Surda é mais fechada do que a Comunidade Surda.

Por que existe a cultura surda?

É por meio da cultura surda que o surdo pode entender melhor o seu mundo e dessa forma se for preciso modificá-lo, e assim, se ajustar, tornar acessível. A cultura favorece a definição da identidade surda.

Qual o principal marco da cultura surda?

Para a psicóloga e educadora Nídia Sá (2006), a cultura surda “refere-se aos códigos próprios dos surdos, suas formas de organização, de solidariedade, de linguagem, de juízos de valor, de arte, etc.” Um exemplo clássico de um aspecto da cultura surda é o “batismo com um sinal”.

Quais são os tipos de identidade surda?

Quais são os principais tipos de identidade surda?

  1. Identidade de transição. ...
  2. Identidade inconformada. ...
  3. Identidade flutuante. ...
  4. Identidade híbrida. ...
  5. Identidade incompleta.

O que é cultura surda Brainly?

Resposta: Cultura surda é o jeito de o sujeito surdo entender o mundo e de modificá-lo a fim de se torná-lo acessível e habitável ajustando-os com as suas percepções visuais, que contribuem para a definição das identidades surdas e das “almas” das comunidades surdas.

Como a comunidade surda pode ser definida?

“Cultura surdapode ser definida como o jeito de o sujeito surdo entender o mundo e modificá-lo em função de suas percepções visuais. Ela abrange ideias, crenças hábitos e costumes.

O que é característico de uma apresentação pessoal em libras de acordo com a cultura surda?

Durante uma apresentação entre pessoas surdas é normal a forte expressão corporal e gestual por meio dos surdos.

O que é o sinal pessoal em libras?

Uma pessoa possuidora de um sinal próprio, sempre que for apresentada a um surdo, soletrará seu nome através da datilologia, ou seja, soletrar cada letra do seu nome por meio do alfabeto manual e em seguida apresentará o seu sinal pessoal.