O que quer dizer presença de células glandulares Endocervicais?

O que quer dizer presença de células glandulares Endocervicais?

As células endocervicais cilíndricas são alongadas ou arredondadas segundo o ângulo sob a qual são observadas. Os aglomerados vistos pelo pólo apical oferecem um aspecto que se compara aos alvéolos da cera de abelha. Vistas por suas faces laterais as células mostram um disposição empaliçada.

O que são células glandulares?

A categoria de atipias de células glandulares de significado indeterminado foi definida como a presença de células com diferenciação endometrial ou endocervical apresentando atipias nucleares que excedem processos reacionais ou reparativos óbvios, mas não chegam a apresentar características inequívocas de ...

O que são células escamosas e glandulares?

Assim, o laudo atual descreve o tipo de células presentes no exame (escamosas, epitélio glandular ou células colunares, metaplasia), a flora bacteriana (lactobacilos são bactérias normais da flora vaginal) e após as descrições , se não encontrar lesões pré- malignas ou malignas, o resultado virá como negativo para ...

Qual o tratamento para lesão intraepitelial escamosa de alto grau?

Todas as mulheres com lesões de alto grau (NIC 2 ou NIC 3) devem ser tratadas com crioterapia ou CAF. Deve-se cumprir rigorosamente os protocolos de conduta e as pacientes devem marcar uma consulta de seguimento 9 a 12 meses depois do tratamento (ver capítulos 12 e 13).

O que é Lesão escamosa?

Historicamente compreende a uma lesão com certa preservação da estrutura do epitélio de origem (epitélio escamoso). Normalmente é um processo autolimitado, causado por vários sorotipos de HPV (tanto de alto como de baixo risco oncogênico).

Como é o corrimento do HPV?

É caracterizado pela presença de uma secreção vaginal que pode ser branca, amarela, purulenta, esverdeada, com ou sem odor desagradável. Geralmente acompanhado de coceira genital e disuria (vontade de urinar a todo o momento em pequena quantidade acompanhado de ardor uretral).

Como é a vida de quem tem HPV?

Dá sim para ter uma vida completamente normal e feliz com o HPV. Para ter uma ideia, entre 70 - 80% da população sexualmente ativa já tiveram contato e/ou tem o virus HPV no organismo - e isso não necessariamente significa um problema.