O que é Exotoxina bacteriana?

O que é Exotoxina bacteriana?

Exotoxinas – proteínas que podem ser produzidas pelas bactérias Gram positivas e Gram negativas que matam ou alteram uma função de uma célula hospedeira.

Qual a diferença entre endotoxinas e Exotoxinas bacterianas dê exemplos?

As endotoxinas são intracelulares, enquanto as exotoxinas conseguem atuar à distância. As endotoxina não são tão potentes e específicas quanto a maioria das exotoxinas. Endotoxina: toxina gerada no interior de células de microrganismos, mas incapaz de secretar para o meio externo.

Quais bactérias produzem endotoxinas?

A endotoxina está presente em todas as bactérias Gram-negativas, independentemente de causarem doença. A parte externa de uma bactéria Gram negativa contém lipopolissacarídeos (LPS) que são usados para estabilidade estrutural. A Endotoxina refere-se a esta parte LPS da bactéria.

O que são endotoxinas e Exotoxinas quem as produzem e quando são liberadas?

Endotoxina é uma toxina que é parte integrante da membrana externa de algumas bactérias e só é libertada após a destruição da membrana externa da bactéria das Gram negativas, libertando-se o LPS. As endotoxinas são menos potentes e menos específicas que a maioria das exotoxinas.

O que é uma endotoxina?

Uma endotoxina trata-se de um lipopolissacárido, abreviado LPS, ou seja, uma forma de um açúcar. Trata-se de uma estrutura composta por complexos de lípidos e açúcares. Esta estrutura é um componente necessário e libertado por bactérias Gram negativas com o propósito de manter a integridade das suas paredes celulares.

Qual a natureza química das Exotoxinas?

Exotoxina é uma substância química solúvel que inclui enzimas citolíticas e proteínas que se ligam a recetores, alterando a função da célula e acarretanda sua morte. É excretada por microorganismos (bactérias). ... A exotoxina é um dos componentes das bactérias Gram-Positivas e Gram-Negativas possuindo caráter patogênico.

O que significa LPS em microbiologia?

Lipopolissacarídeo (LPS) também conhecido como endotoxina é uma molécula altamente tóxica derivada da membrana celular externa de bactérias gram-negativas. Sua liberação ocorre quando a bactéria se multiplica ou quando é fagocitada e degradada pelas células de defesa (Tuin e col., 2006).

Que componentes constituem a camada LPS das bactérias gram-negativas?

Nas bactérias Gram-negativas, a perede celular está composta por uma camada de peptidioglicano e três outros componentes que a envolvem externamente; lipoproteína, membrana externa e lipopolissacarídeo.

Qual dos seguintes componentes está presente em bactérias Gram-positivas mas não nas Gram-negativas?

Um dos elementos presentes nas Bactérias Gram-positivas que não faz parte das Gram-negativas é o Acido Teicóico. O componente em questão é o Ácido Teicóico.

Quais os reagentes utilizados no método de coloração de Gram?

O método consiste em sucessivamente um esfregaço bacteriano, fixado pelo calor, c reagentes violeta de genciana, lugol, etanol-acetona fucsina. As bactérias que adquirem a coloração azul violet chamadas de Gram-positivas e aquelas que adquirem a colo vermelho são chamadas de Gram-negativas.

O que é pesquisa de BAAR?

Exame direto (pesquisa de BAAR): recomenda-se coleta de três amostras de secreção das vias aéreas inferiores, em dias subseqüentes, pela manhã, antes do desjejum. Pacientes pobres em escarro podem fazer a indução do mesmo a partir da nebulização com solução salina hipertônica (NaCl 3%).

Para que serve o Baar?

Interpretação: O exame é útil no diagnóstico da tuberculose pulmonar e de outras micobacterioses. As maiores vantagens do método são a rapidez de execução e o alto valor preditivo positivo. Um resultado negativo, porém, não exclui a possibilidade de doença.