Qual é a diferença entre pólipos e medusas?

Qual é a diferença entre pólipos e medusas?

Os cnidários ou celenterados são animais exclusivamente aquáticos, em sua grande maioria, marinhos. Os pólipos são sésseis, ou seja, vivem fixos a um substrato e as medusas são organismos livres e natantes. ... Podem formar colônias como é o caso das caravelas e dos corais.

Quais são as principais características do Filo Cnidarios?

O filo Cnidaria representa animais de corpo bastante simples e que vivem em sua grande maioria em ambiente marinho. ... Os cnidários são animais diblásticos (possuem dois folhetos germinativos) e possuem tecidos, simetria radial e apenas um orifício corporal: a boca.

Quais são os microorganismos presentes no interior dos pólipos?

Os micro-organismos que estão presentes no interior dos pólipos são as algas fotossintetizantes. Os pólipos são seres sésseis, o que significa dizer que eles vivem fixos a um substrato, diferentemente das medusas, que são organismos livres e natantes.

O que significa o nome Cnidarios?

Cnidários ou celenterados (filo Cnidaria) são organismos pluricelulares que vivem em ambientes aquáticos, sendo a grande maioria marinha. Os principais representantes do grupo são as águas-vivas, os corais, as anêmonas-do-mar, as hidras e as caravelas. ...

Qual o significado dos termos cnidários e celenterados?

A palavra celenterado deriva do grego Koilos, que significa 'compartimento', 'cavidade', e entheron, que diz respeito a 'intestino'. A palavra cnidário deriva do grego knidos e significa 'urticante', 'que queima'.

Como os cnidários podem ser classificados?

Podemos classificar o filo Cnidaria em quatro classes: Hydrozoa, Scyphozoa, Cubozoa e Anthozoa. As anêmonas-do-mar são pólipos e exemplos de antozoários. Classe Hydrozoa: hidrozoários têm representantes com grande variedade de formas e ciclos de vida.

Como podem ser os cnidários quanto a sua locomoção?

Com base no aspecto externo do corpo, os cnidários apresentam simetria radial. Nos pólipos, a capacidade de locomoção é tipo "cambalhota" ou o certo a dizer é "mede-palmos".

Como são classificadas Caravelas hidras e anêmonas?

Os celenterados dividem-se em três classes principais: hidrozoários, representados pelas hidras e caravelas; cifozoários, representados pelas águas-vivas; antozoários, representados pelas actínias ou anêmonas-do-mar e pelos corais.

Quais são as três classes dos cnidários?

As principais classes dos cnidários são:

  • Hydrozoa - hidras e caravelas;
  • Scyphozoa - águas -vivas.
  • Anthozoa - anêmonas e corais; e.
  • Cubozoa - cubozoárioa, como a vespa do pacífico.

Quais são as principais características que definem a ocorrência da alternância de gerações?

Nas plantas, ocorre a alternância entre um ciclo reprodutivo com a presença de uma geração esporofítica (produz esporos) e outro apresentando uma geração gametofítica (produz gametas).

Por que o ciclo é denominado Metagênese?

Nos ciclos diplobiontes (do grego diplóos, duplo), há dois tipos de organismo, um haploide e um diploide, que se alternam, por isso esses ciclos também são conhecidos como alternância de gerações ou metagênese.

O que significa forma de vida esporos?

Os esporos são estruturas pequenas produzidas em grande quantidade por bactérias, fungos e plantas, com capacidade de gerar um novo indivíduo. Por serem extremamente pequenos e leves, os esporos podem permanecer no ar por longos períodos de tempo e serem deslocados por grandes distâncias.

Qual a diferença do gametófito e do Esporófito?

O gametófito é a estrutura que representa a parte, ou a fase, haplóide (n) de um vegetal ou organismo com ciclo de vida marcado por alternância de gerações - apresentando, assim, uma fase diplóide (2n), chamada esporófito; e uma fase haplóide (n), que é o gametófito.

O que é um ciclo Metagenico?

Resposta. Bem o ciclo Metagênico é o ciclo de vida dos seres vivos e se dividem em diversas partes.

O que é um ciclo de vida Diplobionte?

Ciclo diplobionte Esse tipo de reprodução denomina-se alternância de gerações. Nesse ciclo, inicia-se a fusão de gametas haploides (n) para a produção de um zigoto (2n), que sofre, por sua vez, mitose, originando um adulto também diploide (2n).

Quais são as principais fases Haploides e diploides que o compõe?

Nas fases haplóide (n) as plantas possuem apenas metade do número de cromossomos que há na fase diplóide (2n). Durante as fases haplóides a forma da planta é chamada de gametófito e nas diplóides de esporófito, assim temos as gerações gametófiticas na fase haplóide e as esporofíticas na fase diplóide.