O que é ligamento e qual é a sua função?

O que é ligamento e qual é a sua função?

Os ligamentos são estruturas especializadas que ligam os ossos entre si, promovendo estabilidade das articulações, e servem de guia para o movimento articular. São peças de tecido conjuntivo denso compostas por fibras colágenas que fornecem alta resistência à tração (BENJAMIN & RALPHS, 1997).

Para que serve os ligamentos do corpo humano?

Os ligamentos são estruturas resistentes, entretanto, pouco elásticas, formadas por tecidos conjuntivos fibrosos esbranquiçados (presença de colágeno), os quais possuem a função de unir dois ou mais ossos estabilizando e protegendo as articulações do corpo, de modo a evitar o deslocamento dos ossos agindo, assim, como ...

O que são ligamentos Extracapsulares?

Os ligamentos extracapsulares são ligamentos externos que auxiliam no fortalecimento da cápsula articular, que reveste toda a articulação. Temos 5 ligamentos extracapsulares: ligamento da patela, ligamento colateral fibular, ligamento colateral tibial, ligamento poplíteo oblíquo e ligamento poplíteo arqueado.

Quais são os ligamentos do ombro e quais as suas funções?

Os três ligamentos glenoumerais reforçam a cápsula, impedem o deslocamento anterior da cabeça do úmero e ficam retesados quando o ombro faz rotação lateral.

Quais articulações participam do movimento de abdução?

Os movimentos de adução e abdução não são tão comuns quanto à flexão e à extensão, e ocorrem somente nas articulações metatarsofalângicas, do quadril, do ombro, do punho, e metacarpofalângicas. A abdução é o movimento para longe da linha média do corpo ou do segmento.