Como calcular o Slump do concreto?

Como calcular o Slump do concreto?

Repetir o mesmo procedimento para as duas camadas seguintes. Espere de cinco a dez segundos e retire o molde lentamente. Coloque o molde, agora com a base menor voltada ao chão. Compare a diferença de altura entre o molde e o tronco de cone de concreto fresco, que é o abatimento ou slump, em centímetros (cm).

Quanto maior o Slump?

Quanto maiores os resultados do teste de Slump, maior sua fluidez, maior a quantidade de água, menor a resistência e, desta forma, surge à necessidade de aumentar a quantidade de cimento, o que encarece a obra. O concreto ideal depende da necessidade da obra, por isso que sua certificação é de suma importância.

Quantos golpes no corpo de prova?

No formato cilíndrico, os moldes mais utilizados possuem dois tamanhos: 100 mm x 200 mm, preenchidos com concreto em duas camadas sucessivas, cada uma delas recebendo 12 golpes com a haste de socamento, e 150 mm x 300 mm, em que são aplicados 25 golpes em cada uma de suas três camadas de preenchimento.

Como fazer um corpo de prova?

PREPARAÇÃO DOS MOLDES Antes de proceder à moldagem, os moldes devem ser revestidos com uma fina camada de óleo mineral. O molde deve estar apoiado em uma superfície horizontal e sem vibrações que possam ocasionar mudança na propriedade do concreto do corpo de prova durante a moldagem e o início da pega.

Como a resistência à compressão do concreto varia ao longo do tempo?

A evolução da resistência do concreto com o tempo depende de vários fatores, um deles é o tipo de cimento utilizado. Para os dois tipos de cimentos utilizados nesse estudo foi produzido um gráfico com linhas da resistência em função das idades, demonstrado na Figura 06.

Qual característica define da melhor forma a resistência do concreto?

A resistência à compressão do concreto é conhecida como Fck — uma sigla que em inglês significa Feature Compression Know (em português significa resistência característica do concreto à compressão). Ela é medida em megapascal (MPa), e cada 1 mpa corresponde a uma resistência aproximada de 10 kgf/cm².

Como deve ser feita a verificação da qualidade do concreto batido?

Segundo a ABNT NBR-5738 [5], quando o concreto é recebido ou produzido na obra, são coletadas amostras, para realizar ensaios de resistência e verificar se o material está adequado para uso. Os corpos de prova são moldados segundo padrão e ordens específicas.

Qual dos métodos abaixo não é um método utilizado para ensaiar concreto?

Pergunta 9 0 em 1 pontos Depois da leita do nosso material, qual dos métodos abaixo não é um método utilizado para o ensaio do concreto: Resposta Selecionada: c. O Ensaio de arrancamento Respostas: a.

O que são ensaios não destrutivos do concreto?

Na construção civil, as aplicações destes ensaios são para verificar as resistências à compressão, localizar e detectar corrosão em armaduras do concreto armado e encontrar defeitos localizados como rachaduras e vazios, dentre outros. ...

Como funciona o ensaio de Esclerometria?

A realização do ensaio de esclerometria consiste em uma massa martelo que, impulsionada por mola, choca-se com a área a ser ensaiada. Quanto maior a dureza da superfície, menor a parcela da energia que se converte em deformação permanente, e maior deve ser o recuo ou a reflexão da massa martelo.