Quais os principais objetivos do curso de pedagogia?

Quais os principais objetivos do curso de pedagogia?

O curso de Pedagogia tem como missão criar, desenvolver, sistematizar e difundir conhecimentos na área de educação com o objetivo de responder às necessidades do homem e da sociedade contemporânea.

Que instituiu as diretrizes curriculares?

Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de fevereiro de 2002 - Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena.

Qual o objetivo do Parecer n CNE CP 003 2004?

Parecer CNE/CP 003/2004, 10 de março de 2004 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais. ... Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana .

Qual é a importância do curso de pedagogia?

Ao mesmo tempo em que forma professores, a Pedagogia prepara pessoas capazes de compreender e colaborar para a melhoria da qualidade em que se desenvolve a educação na realidade brasileira, envolvidos e compromissados com uma formação da idéia de transformação social.

Qual a importância do pedagogo no ensino médio?

O pedagogo é o profissional que tem a função de mediar o trabalho pedagógico, agindo em todos os espaços de contradição para a transformação da prática escolar. ... Nesse sentido, o pedagogo assume também o papel de mediador, de articulador das relações entre o professor e o aluno.

Qual a importância do pedagogo em ambientes não escolares?

É ele quem media e facilita a aprendizagem independentemente do ambiente que está inserido. Fora da sala de aula, em espaços conhecidos como não escolares o papel do pedagogo também é de grande importância, pois ele passa a ser mediador e articulador da aprendizagem vi- sando o comportamento humano.

Quais são as funções do pedagogo na educação do século XXI?

é um profissional que tenha conhecimento acerca do processo educativo, seja ele formal, informal ou não formal, um profissional que realize reflexões e intervenha na educação, sem que seja estabelecido um local para que ela ocorra.

Quais são as CoMpEtênCIAS do pedagogo no contexto atual?

4 AS CoMpEtênCIAS do pEdAGoGo As cinco competências identificadas foram: conhe- cimento da área de atuação; ação didático-pedagógica; gestão de processos educativos; ação investigativa; exercício da cidadania. Para cada uma, construiu-se um conjunto de indicadores, conforme o Quadro 1.

Qual é o papel do pedagogo na educação infantil?

O pedagogo possui também como função, criar meios ao qual a criança crie vínculos com os meios sociais, culturais, e relacionando diferentes contextos, e os mais variados conhecimentos, propiciando assim seu desenvolvimento autônomo e contínuo por meio de uma aprendizagem diversificada.

Quais as funções de um CMEI?

Os cinco entrevistados responderam que: “a importância do CMEI é atender as crianças enquanto os pais trabalham. ... O CMEI também auxilia no desenvolvimento das crianças e lhes oferece um espaço de socialização, adaptação e estimulação, sendo de grande importância para os pequenos”.

O que falar sobre as aulas remotas?

O que são aulas remotas ou ensino remoto? ... A ideia é que professor e alunos de uma turma tenham interações nos mesmos horários em que as aulas da disciplina ocorreriam no modelo presencial. Grosso modo, isso significa manter a rotina de sala de aula em um ambiente virtual acessado por cada um de diferentes localidades.

Quais os desafios das aulas remotas?

– Com as aulas remotas, nós, professores, estamos enfrentando muitas dificuldades, das mais diversas ordens: preparar as atividades para os alunos e atendê-los a qualquer momento (tarefas que nos exigem muito e que nos sobrecarregam em termos de horas de serviço), cumprir as burocracias exigidas pela Secretaria de ...