O que a psicologia diz sobre os desenhos?

O que a psicologia diz sobre os desenhos?

Através da psicologia se faz o estudo dos desenhos, e com ele se pode compreender melhor a criança, porque ao desenhar, a criança passa para o papel, o que ela pensa e sente sobre as pessoas, o ambiente ao seu redor, suas experiências, e também um pouco das suas características como pessoa.

Como interpretar desenhos infantil?

A criança está equilibrada quando seu desenho é grande, com linhas contínuas, com a pressão dos traços adequada e no centro da folha. A figura retratada em tamanho maior e com mais detalhes é a mais importante. É importante pedir para a criança desenhar “uma família” e não a “sua família”.

Como analisar o desenho na educação infantil?

A parte inferior do papel nos informa sobre as necessidades físicas e materiais que pode ter a criança. O lado esquerdo indica pensamentos que giram em torno ao passado, enquanto o lado direito, ao futuro. Se o desenho se situa no centro do papel, representa o momento atual.

O que significa o desenho de uma árvore na psicologia?

Uma analogia com as árvores ajuda-nos a compreender os benefícios da Psicologia para o indivíduo. As árvores expandem sua copa até o céu e mergulham suas raízes no solo, universalmente são tidas como símbolo da vida e portanto são uma representação simbólica do psiquismo humano.

O que significa desenhar flores?

Desenhar flores, ou um céu cheio de nuvens e o sol indica que você está bem satisfeito com as coisas que estão acontecendo em sua vida e fantasia as coisas boas que estão te esperando no futuro. Esses rabiscos revelam sua atitude positiva diante das coisas e o bom-humor.

O que representa o desenho?

Desenho é basicamente uma composição bidimensional constituída por linhas, pontos e formas. ... Desenho é uma forma de manifestação da arte, o artista transfere para o papel imagens e criações da sua imaginação. É basicamente uma composição bidimensional (algo que tem duas dimensões) constituída por linhas, pontos e forma.

Para que serve o teste de HTP?

O HTP foi criado por John N. Buck, em 1948, e tem como objetivo compreender aspectos da personalidade do indivíduo bem como a forma deste indivíduo interagir com as pessoas e com o ambiente.

O que as figuras humanas representam?

O Desenho da Figura Humana (DFH) é uma das técnicas de avaliação psicológica mais conhecidas e utilizadas no Brasil, podendo informar sobre características da imagem corporal do indivíduo, tema relevante na atualidade, quando a representação do corpo tem assumido grande destaque social.

O que significa escrever seu nome várias vezes?

Se você não para de escrever seu próprio nome, pode ser um jeito inconsciente de demonstrar que esta triste ou se sentido rejeitado(a) pelos outros. Mas pode também significar que você anda muito preocupado(a) consigo mesmo e, que nesse momento, nada mais importa.

O que significa escrever o próprio nome?

Modo geral, escrever o próprio nome é uma ação marcada pelo prazer resultante do sentimento de ser capaz de escrever e de se reconhecer naquela escrita como um ser social, que tem um nome e é capaz de interagir com os demais seres.

Porque minha letra muda constantemente?

Alterações na escrita por pressa A mudança (situacional, neste caso) ocorre porque a pessoa se “força” a imprimir velocidade muito maior do que está acostumada, descaracterizando sua escrita original (como acontece com “rascunhos”, por exemplo).

O que é rabiscos?

Significado de Rabisco substantivo masculino Risco tortuoso, e que nada representa, feito com pena, lápis etc.; garatuja, risco: página coberta de rabiscos. Esboço rápido de um desenho: rabisco de uma planta.

O que os seus rabiscos dizem sobre você?

Elas podem indicar um rumo que você pretende tomar em sua vida. Se voltadas para cima, indicam que sua vida está sendo orientada para os outros. Quando voltadas para baixo, querem dizer que você está voltado para dentro de si mesmo. Á esquerda, indicam foco; à direta, planos para o futuro.

Qual a diferença entre rabiscos e garatujas?

AS GARATUJAS OU FASE DO RABISCO É o início das garatujas. Como ainda não tem controle dos músculos dos braços e da mão, faz movimentos amplos de ir e voltar. Esta é a etapa das “garatujas desordenadas”. Com essas garatujas a criança alcança uma certa maturidade neurológica.

Como chamamos os rabiscos feitos na infância?

A linguagem visual é uma das principais formas de expressão e de entendimento do mundo na primeira infância. E esses desenhos e figuras abstratos feitos pelos pequenos têm nome: garatujas.

Qual o significado de garatujas?

A partir dos 2 anos – garatuja ordenada: a criança descobre a relação traço-gesto e se entusiasma. Passa a olhar o que faz, tentando controlar o tamanho, a forma e a localização no papel, variando as cores intencionalmente. Começa a fechar suas figuras de forma circular ou espiralada.

Qual o nome dado aos primeiros rabiscos que fazemos na infância?

Resposta: Os primeiros rabiscos são chamados de pictórica.

Quais são as fases da garatuja?

Os 5 estágios de Piaget

  • 1 – Garatuja. Faz parte da fase sensório motora ( 0 a 2 anos) e parte da fase pré-operacional (2 a 7 anos). ...
  • 2 – Pré-Esquematismo. Dentro da fase pré-operatória, aparece a descoberta da relação entre desenho, pensamento e realidade. ...
  • 3 – Esquematismo. ...
  • 4 – Realismo. ...
  • 5 – Pseudo Naturalismo.