O que são as duplicatas a receber?

O que são as duplicatas a receber?

As contas ou duplicatas a receber representam direitos ou valores adquiridos por vendas a prazo de mercadorias ou serviços relacionados com a atividade da empresa e ainda não recebidos. O montante dessa conta representa o volume de vendas a prazo.

Como lançar na contabilidade duplicatas a receber?

Os títulos/duplicatas negociados são registrados em conta redutora do ativo circulante, logo após a conta “duplicatas a receber”. Esta conta recebe o nome de “títulos/duplicatas negociadas”, e tem natureza credora.

Qual a diferença entre duplicatas a receber e duplicatas descontadas?

A operação de desconto de uma duplicata é uma operação financeira onde a empresa, detentora de um crédito (“Duplicatas a Receber”, “Clientes” etc) antecipa seu recebimento junto ao banco, que cobra juros por essa operação. A empresa assume responsabilidade solidária em relação a esta duplicata descontada.

O que é a conta duplicatas descontadas?

O desconto de duplicatas é uma operação financeira em que a empresa entrega determinadas duplicatas para o banco e este lhe antecipa o valor em conta corrente, cobrando juros antecipadamente. ... Esta conta recebe o nome de “duplicatas descontadas”, tendo saldo credor.

O que é um desconto de duplicata?

Uma das estratégias financeiras muito utilizada pelas empresas é o desconto de duplicatas. Essa operação é um adiantamento de capital, feita pelo banco, sobre valores de títulos, como duplicatas e notas promissórias.

Como fazer desconto de duplicatas?

Para fazer o cálculo do desconto de duplicatas, você precisa ter em mãos o valor nominal ou de face, o prazo do vencimento em dias e a taxa mensal de desconto. Desse modo, você terá um resultado que apresentará o total de juros e o valor atual ou de resgate.

Qual lançamento contábil deverá ser realizado na operação de desconto de duplicata?

Qual lançamento contábil deverá ser realizado na operação de desconto de duplicata? Débito de bancos conta movimento e crédito de duplicatas a receber.

O que é duplicata e para que serve?

A duplicata é uma espécie de título de crédito que comprova um contrato de compra e venda. Esse título faz o vínculo entre um saque e um crédito decorrente de contrato de compra e venda ou de prestação de serviços. ... Sacador: a empresa que emite o título de crédito e que, portanto, terá o direito de receber.

Qual a diferença de duplicata mercantil e duplicata mercantil por indicação?

889 – Deve o título de crédito conter a data da emissão, a indicação precisa dos direitos que confere e a assinatura do emitente”. ... Como vimos nesse artigo, a duplicata mercantil é uma espécie de título de crédito, com origem no Brasil, que tem como característica ser de natureza causal.

Como emitir duplicata mercantil?

Como emitir uma duplicata? A duplicata mercantil só pode ser emitida após a empresa elaborar uma fatura para o comprador. O período para a emissão da duplicata deverá ser de 30 dias ou mais, contados da data do envio ou da entrega do produto. Só após esse período o credor estará habilitado para emitir o documento.

Em que situação ou situações é possível a emissão de uma duplicata?

Nos termos da Lei 5.

Em quais hipóteses pode ser emitida uma duplicata mercantil?

[4] Uma duplicata mercantil somente pode ser autorizada a ser emitida quando houver a presença de uma compra e venda mercantil ou de uma prestação de serviços.

Quando pode ser emitida uma duplicata?

Isso porque uma duplicata é um documento de crédito — chamado de Duplicata Mercantil — que só deve ser emitido quando as partes envolvidas têm confiança o suficiente uma na outra. Quem emite se compromete a pagar na data estipulada, e quem recebe confia que o pagamento será realizado conforme o acordado.

Qual o documento que sempre deve acompanhar uma duplicata?

A estrutura de uma duplicata deve ser composta por:

  • Denominação de duplicata;
  • Número da fatura relacionada;
  • Número de ordem;
  • Data de emissão;
  • Data de vencimento;
  • Valor a pagar;
  • Endereços do vendedor/prestador e do comprador;
  • Declaração do recolhimento de sua exatidão — com as assinaturas do emitente e do comprador;

Quais são os requisitos de uma duplicata?

A duplicata necessariamente conterá: (I) a denominação "duplicata", a data de sua emissão e o número de ordem; (ii) o número da fatura; (iii) a data certa do vencimento ou a declaração de ser a duplicata à vista; (iv) o nome e domicílio do vendedor e do comprador; (v) a importância a pagar, em algarismos e por extenso; ...

Quais as legislações que regem a duplicata?

A duplicata foi criada pelo direito brasileiro, sendo considerada um título genuinamente brasileiro. A duplicata é regida pela Lei nº 5.

O que é número da duplicata?

A duplicata é um documento nominal que simboliza os papéis representativos de uma obrigação por parte do comprador. A duplicata é extraída de uma fatura, na qual esta fatura deverá conter as informações referentes as mercadorias vendidas ou os números e valores das notas fiscais pertinentes.

O que é duplicata e exemplo?

A Duplicata ou duplicata mercantil é um documento nominal emitido pelo comerciante, com o valor global e o vencimento da fatura”. ... Por exemplo: Você vende um produto e emite a Nota Fiscal Eletrônica, documento este que comprova a venda realizada.

O que é um borderô?

Borderô é o documento onde são registrados e controlados os cheques pré-datados e/ou duplicatas que foram negociados com a empresa de factoring e bancos.

Para que serve o borderô?

O borderô é um documento que serve basicamente para registro e controle de operações financeiras, especialmente de títulos a pagar ou a receber. O nome desse conceito tem origem francesa no termo "bordereau".

Como se faz um borderô?

O borderô a receber é um tipo de agrupamento de todos os títulos que devem ser recebidos pela empresa....Requisitos

  1. Realizar o cadastro do Plano de contas;
  2. Realizar o cadastro do Meio de pagamento;
  3. Realizar Associação do contas a receber;
  4. Realizar o cadastro dos Bancos;
  5. Possuir movimentação no contas a receber.

O que é um borderô de cobrança?

Borderô é o documento onde são relacionados os cheques pré-datados e/ou duplicatas que foram negociados com a empresa de factoring e bancos.

Mais tópicos