Qual a principal característica evolutiva apresentada pelas pteridófitas que garantiu uma melhor adaptação ao meio terrestre em relação a grupos vegetais mais primitivos?

Qual a principal característica evolutiva apresentada pelas pteridófitas que garantiu uma melhor adaptação ao meio terrestre em relação a grupos vegetais mais primitivos?

07. (UEMS) Qual a principal característica evolutiva apresentada pelas pteridófitas, que garantiu uma melhor adaptação ao meio terrestre em relação a grupos vegetais mais primitivos? a) As Pteridófitas foram os primeiros vegetais que se adaptaram à vida terrestre, apresentando tecidos verdadeiros.

Quando surgiram as pteridófitas?

Os registros fósseis indicam que essas plantas já eram comuns desde o período Carbonífero, há cerca de 360 milhões de anos. ... As pteridófitas são as primeiras plantas a apresentar tecidos especializados na condução de água e nutrientes. Ou seja, diferentemente das briófitas, as pteridófitas são plantas vasculares.

Como é chamado o caule das pteridófitas?

O caule das atuais pteridófitas é em geral subterrâneo, com desenvolvimento horizontal. Mas, em algumas pteridófitas, como os xaxins, o caule é aéreo. Em geral, cada folha dessas plantas divide-se em muitas partes menores chamadas folíolos.

Como é chamado o caule horizontal da maioria das plantas pteridófitas *?

Resposta. O caule subterrâneo das pteridófitas é chamado de rizoma, e este possui uma particularidade: ele cresce horizontalmente.

Qual o nome dado ao caule das samambaias?

O caule das samambaias são chamados de caule subterrâneo, denominado de risona, que se assemelha a bananeira, a mesma possui o caule enterrado no chão e suas folhas exposta ao sol.

Onde fica o caule da samambaia?

O caule da samambaia é subterrâneo ou fica rente ao solo, dessa forma, este tipo de caule que lembra uma raiz é chamada de rizomae os esporângios são estruturas que produzem esporos que se agrupam e essas estruturas são chamados de soros, também visto abaixo, na FIGURA 1.

Qual é a classificação da samambaia?

As samambaias, ou fetos, são vegetais vasculares membros do táxon das pteridófitas (que deixou de ter validade taxonômica e só é utilizado como uma denominação informal). Elas possuem tecidos vasculares (xilema e floema), folhas verdadeiras, se reproduzem através de esporos e não produzem sementes ou flores.

Qual a Samambaia mais resistente?

  1. Samambaia americana é a espécie mais resistente que há. Samambaia de metro possui folhas que chegam a metros de comprimento 3. Renda-portuguesa queima no inverno e rebrota na primavera. ...
  2. Samambaia americana é a espécie mais resistente que há. Samambaia de metro possui folhas que chegam a metros de comprimento 3.

Qual o melhor vaso para samambaias?

As samambaias podem ser plantadas em qualquer vaso desde que o mesmo nao retire a umidade ideal para as raízes. No caso de vasos de cerâmica é importante utilizar um impermeabilizante interno para impedir que a própria cerâmica absorva a umidade da terra, desidratando as raízes das plantas.

Qual a melhor terra para Samambaia?

As samambaias costumam ser comercializadas em substratos, que nada mais são do que produtos utilizados para substituir a terra. São ótimos para a germinação, mas muito leves e sem capacidade de retenção de umidade e nutrientes por muito tempo.