O que é o processo de carbonatação?

O que é o processo de carbonatação?

A carbonatação é um fenômeno lento que é ocasionado pelas reações químicas resultantes da interação entre componentes como o CO2 (gás carbônico), presentes na atmosfera, com os produtos da hidratação do cimento, formando um composto chamado ácido carbônico (H2CO3).

Como evitar a corrosão do concreto?

Evitar falhas é sempre um bom meio para elevar a vida útil do concreto armado, evitando ou postergando o processo de corrosão”, afirma Medeiros. Outro caminho para evitar a corrosão em estruturas novas ou reparadas é proteger a superfície aplicada sobre o concreto.

Para que serve o processo de calcinação?

A calcinação serve para eliminar gases, diminuir o volume da carga ou para evitar o consumo de um combustível caro, sendo então realizada à parte do processo principal. ... A calcinação é realizada em reatores do tipo forno de cuba, forno rotativo e leito fluidizado.

O que é patologia da construção?

Na construção civil pode-se atribuir patologia aos estudos dos danos ocorridos em edificações. A patologia se resume ao estudo da identificação das causas e dos efeitos dos problemas encontrados em uma edificação, elaborando seu diagnóstico e correção.

Qual a diferença entre rachaduras e fissura?

Lembre-se: uma simples fissura na parede pode esconder um problema maior e não visível na estrutura da sua casa. Fissuras: geralmente, são aberturas estreitas e alongadas na superfície de um material. ... Rachaduras: as rachaduras são aberturas maiores, mais profundas e acentuadas.

Quais são os sintomas de uma construção?

Quando falamos em sintomas, estamos citando, na verdade, manifestações patológicas....Patologias na construção civil: sintomas e tratamentos

  1. Trincas e fissuras. ...
  2. Porosidade. ...
  3. Infiltração. ...
  4. Rachaduras. ...
  5. Carbonatação. ...
  6. Destacamento. ...
  7. Gretamento. ...
  8. Desbotamento.

Como combater a eflorescência?

E como tratar? É possível remover a eflorescência fazendo uma limpeza com ácido acético. Contudo, dependendo do nível de degradação, pode ser necessário fazer uma nova camada de revestimento. Já para evitar que a eflorescência apareça novamente, é preciso descobrir por onde a água está infiltrando.

Como resolver eflorescência?

No caso da eflorescência já ter aparecido, deve-se realizar a limpeza com ácido acético em paredes e fachadas e observar o nível de água e se ele é recorrente. A fim de eliminar a causa, deve-se corrigir com um dreno, no caso de piscinas.

O que é eflorescência na pintura?

Eflorescências são manchas esbranquiçadas que surgem na superfície pintada. Isto acontece quando a tinta é aplicada sobre o reboco não curado ou em superfícies com presença de umidade.

O que causa a lixiviação?

Lixiviação do solo é um processo erosivo ocasionado a partir da lavagem da camada superficial do solo pelo escoamento das águas superficiais. Em geral, ocorre em solos sem a cobertura vegetal protetora, o que diminui, em elevado grau, a sua fertilidade ao longo do tempo.

Como resolver a lixiviação?

Normalmente, a solução de lixiviação está em contato com o ar atmosférico – cujo teor de oxigênio é da ordem de ~21% em volume – mas, pode-se aumentar ou diminuir a sua pressão parcial no sistema pela modificação da fase gasosa.

Como o processo de lixiviação pode ser evitado?

Como evitar a lixiviação A lixiviação pode ser evitada mantendo o solo sempre coberto com plantas vivas e com resíduos de culturas – a palhada. Isso evita a erosão, que carreia solo morro abaixo e, com o solo, a matéria orgânica, os nutrientes e as frações mais finas do solo – a argila e o silte.