Quais são as contas redutoras do ativo?

Quais são as contas redutoras do ativo?

As contas redutoras mais recorrentes no ativo (circulante ou permanente) são:

  • Provisão para Devedores Duvidosos (PCLD);
  • Depreciação acumulada;
  • Capital a realizar;
  • Duplicatas descontadas.

Porque as contas do Ativo tem saldo devedor?

Ativo e despesa têm natureza devedora, ou seja, os saldos das respectivas contas são considerados "positivos" quando são devedores. As contas tornam-se mais positivas quando recebem aplicação (e portanto débito) de recursos. Passivo, receita e capital têm natureza credora, e a explicação é simétrica.

Como saber se a conta é credora ou devedora?

A conta é de natureza devedora quando representa bens ou direitos. Quando representa obrigações a conta é de natureza credora. As contas do Ativo são contas de natureza DEVEDORA . As contas de Receita são contas de natureza CREDORA.

Porque o ativo e devedor e o passivo credor?

Por isso, a natureza das contas do ativo é devedora, ou melhor, os ativos são bens usados pela empresa, assim ela deve isso a quem financiou as suas atividades. E a natureza das contas do passivo é credora, ou seja, é o crédito que os financiadores têm na empresa.

O que são contas patrimoniais de natureza credora?

São contas patrimoniais com natureza credora: A- ICMS a recolher, duplicatas a pagar, prejuízos acumulados,FGTS a recolher. B- duplicatas descontados reservas de lucro, capital a integralizar, contas a receber. ... E- salários a pagar, credores por financiamento, reservas de lucro, amortização.

Como saber a natureza de uma conta?

Elas podem ser divididas em dois grandes grupos:

  1. Contas Patrimoniais: Estas contas estão relacionadas ao patrimônio da entidade e tem como representação o ativo, passivo e patrimônio líquido.
  2. Contas de Resultado: Estas contas estão relacionadas às receitas, custos e despesas de uma entidade.

Qual a natureza da conta Fornecedores?

PASSIVO: AQUI FICAM AS CONTAS ONDE SÃO REGISTRADOS OS DEVERES E OBRIGAÇÕES DA EMPRESA, COMO POR EXEMPLO, FORNECEDORES, EMPRÉSTIMOS E FINANCIAMENTOS, OBRIGAÇÕES FISCAIS E SOCIAIS ETC. NATUREZA (CREDORA) ATIVO: FICAM AS CONTAS ONDE SÃO REGISTRADOS OS BENS, CRÉDITOS E DIREITOS QUE COMPÕE O PATRIMÔNIO DA EMPRESA.

Qual a natureza da conta duplicatas a receber?

COMO A EMPRESA DEVE CONTABILIZAR SUAS DUPLICATAS NEGOCIADAS/VENDIDAS ÀS FACTORINGS. ... Os títulos/duplicatas negociados são registrados em conta redutora do ativo circulante, logo após a contaduplicatas a receber”. Esta conta recebe o nome de “títulos/duplicatas negociadas”, e tem natureza credora.