Qual é o conceito de currículo na educação infantil?

Qual é o conceito de currículo na educação infantil?

O currículo busca articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, científico e tecnológico da sociedade por meio de práticas planejadas e permanentemente avaliadas que estruturam o cotidiano das instituições.

O que diferencia a BNCC para a educação infantil do Dcnei e do Rcnei?

O que você vai aprender com este material: ... DCNEI (2009) coloca a criança no centro e se aprofunda em como garantir o que ela tem direito de aprender. BNCC (2017) reforça a concepção de criança como protagonista e institui os 5 Campos de Experiências e objetivos de aprendizagem baseados nos 6 Direitos de Aprendizagem.

O que é Dcnei na educação infantil?

Já as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), de 2009, já mostram um avanço na direção de colocar a criança em foco e serviram como fundamentação teórica para a BNCC.

Qual os eixos do currículo seriam abordados?

- Eixo do currículo abordado: Brincadeira e interação. - Conteúdos abordados: Qualquer projeto pode trabalhar uma grande quantidade de conteúdos; por isso, para cada unidade didática ou projeto, é importante selecionar e priorizar alguns, a fim de garantir o alcance dos objetivos.

Quais são os eixos da educação?

A BNCC na Educação Infantil estabelece seis direitos de aprendizagem: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

O que são eixos interdisciplinares?

Esses eixos focalizam o Ensino Médio na perspectiva de integração de conhecimentos através da interdisciplinaridade e da contextualização, conforme propõem as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.

O que são eixos temáticos na educação?

Em outras palavras, o eixo temático é núcleo pelo qual subdivide-se várias esferas argumentativas dentro do mesmo tema. Por isso, o macete é ao invés de ficar o ano todo tentando adivinhar qual tema irá cair, divida seus estudos com base em temas mais abrangentes.

O que significa campo temático?

campo temático Definição: Os campos tem ticos constituem conjuntos de termos funcionalmente poss veis no interior de uma determinada situa o tem tica e cuja organiza o interna depende de um certo n mero de par metros emprestados actividade psicossocial.