Como calcular a variação da energia livre de Gibbs?

Como calcular a variação da energia livre de Gibbs?

O cálculo da energia livre de Gibbs utiliza as variações de entalpia e entropia para determinar a espontaneidade de um sistema químico....Os dados fornecidos foram:

  1. ΔH = - 11 Kcal/mol.
  2. ΔG = - 4 Kcal/mol.
  3. T = 27o C.

Quando a variação de entropia e negativa?

Não. A entropia nunca é negativa. A entropia é definida como S = kB ln Ω, onde kB é a constante de Boltzmann e Ω o número de configurações microscópicas que um sistema termodinâmico pode ter. Como o menor número que Ω pode assumir é 1, ln desse número nunca será menor que zero e a entalpia também não será.

O que é a variação de energia livre?

Energia livre é a energia da qual o processo dispõe para realizar trabalho útil à temperatura e pressão constantes. Visto que em um processo a energia nunca é totalmente convertida em trabalho, a fração de energia útil do sistema, isto é, que realiza o trabalho, é considerada a energia livre.

Qual o requisito básico para se prever a espontaneidade de uma reação de oxirredução?

A espontaneidade de uma reação redox depende da tendência de um dos reagentes receber elétrons em relação ao outro. Por exemplo se um reagente A tem uma maior tendência em receber elétrons, ou seja é um agente oxidante mais forte, que o reagente B, podemos prever uma reação redox onde A oxida o reagente B.

Quais os critérios para que uma pilha funcione?

Uma pilha é formada por dois materiais diferentes, um material que possui uma farta quantidade de elétrons disponível e outro material que possui uma carência de elétrons. O primeiro tem potencial para doar elétrons e outro tem potencial para receber elétrons, por isso temos uma diferença de potencial elétrico.