Para que serve a mácula densa?

Para que serve a mácula densa?

A mácula densa encontra-se na porção final da alça de Henle, túbulo localizado entre as arteríolas aferente e eferente e pelo qual passa o filtrado glomerular. A mácula densa capta alterações na concentração de sódio, sendo que uma maior concentração de sódio no filtrado é entendida como uma elevada TFG.

Quais são os constituintes do aparelho Justaglomerular e qual é a sua importância?

O Aparelho Justaglomerular (AJG) tem como função principal, a regulação do fluxo sanguíneo renal e da taxa de filtração glomerular. É formado, essencialmente, pela mácula densa, o mesângio extraglomerular e alguns vasos sanguíneos, como as arteríolas aferentes e eferentes.

Quais são os componentes do Néfron e suas funções?

O néfron é a parte funcional do rim, sendo essencial para a produção da urina. Ele é constituído por um longo túbulo, denominado de túbulo néfrico, e pelo corpúsculo renal. ... Há cerca de um milhão de néfrons em cada rim. Eles são constituídos por um longo túbulo, denominado de túbulo néfrico, e pelo corpúsculo renal.

Quais são os componentes do Néfron?

Fazem parte dos néfrons os seguintes componentes: corpúsculo renal, túbulo contorcido proximal, alça de Henle e túbulo contorcido distal. Finalmente cada túbulo contorcido distal se abre para o interior dos ductos coletores, os quais não são considerados componentes do néfron.

O que faz parte do nefron?

O néfron é a unidade funcional do rim, ou seja, a estrutura responsável pela formação da urina nesses órgãos. O corpo humano tem dois rins, que apresentam formato semelhante a um feijão e fazem parte do nosso sistema urinário.

O que é a medula renal?

Medula renal é a parte mais interna do rim localizado entre o córtex renal e a pélvis. Ela contém numerosos tubos coletores de urina.

O que é Isosmótico?

adjetivo [Química] Que se refere à concentração molecular em que duas substâncias possuem a mesma pressão osmótica. [Fisiologia] Que se refere, pertence ou é próprio à ação muscular em que a contração ocorre normalmente. Etimologia (origem da palavra isosmótico).