Como fazer as fórmulas de química?

Como fazer as fórmulas de química?

Para montar uma fórmula estrutural, é fundamental saber a quantidade de elétrons que cada átomo necessita para alcançar a estabilidade. Os compostos moleculares, ou covalentes, são formados por meio de ligações covalentes, aquelas nas quais não temos o envolvimento de metais (com exceção do Berílio) em sua formação.

Quais são os tipos de fórmulas químicas?

As principais fórmulas químicas que representam os elementos e o número de átomos das ligações que compõem as moléculas são: molecular, eletrônica e estrutural. As fórmulas químicas foram criadas para facilitar a representação da composição das substâncias.

Como calcular a fórmula?

Assim, basta multiplicar os índices dos elementos na fórmula mínima por 8 para achar a fórmula molecular, que é: C8H8. 2º) Por meio da fórmula percentual ou centesimal, que indica a quantidade em massa de cada elemento em 100 partes de massa da substância pura.

Quais são os postulados do elemento carbono?

A tetravalência do carbono é sua propriedade de formar quatro ligações covalentes, ou seja, ele disponibiliza quatro elétrons ligantes. Isso porque em sua camada de valência o átomo de carbono possui 4 elétrons livres.

O que é uma ligação simples dupla e tripla?

I) Ligação simples – um par de elétrons compartilhado pelos dois átomos. A molécula de água tem duas ligações simples. II) Ligação dupla – dois pares de elétrons compartilhados. III) Ligação tripla – três pares de elétrons compartilhados.

Quantos e quais são os grupos representativos e de transição?

Os elementos representativos da Tabela Periódica são aqueles que pertencem às famílias que eram indicadas pela letra A e hoje correspondem aos grupos 1,2 e 13 a 18. ... Sobre esses últimos você poderá ver mais detalhes no texto Elementos de Transição Interna e Externa.