Como é feito o exame de Uretrocistografia retrógrada?

Como é feito o exame de Uretrocistografia retrógrada?

O exame é realizado por meio do uso de fluoroscopia e um agente de contraste introduzido por meio de uma sonda na bexiga. É realizado em crianças de todas as idades.

Para que serve o exame de Uretrocistografia retrógrada?

Este exame é usado para identificar bloqueios e alterações anatômicas da bexiga e da uretra, além de revelar alterações nos ureteres em caso de refluxo ureteral - quando a urina retorna da bexiga para o rim.

O que é uma Uretrocistografia?

O exame de uretrocistografia miccional avalia o tamanho e a forma da bexiga e da uretra, que é o canal de onde sai a urina.

Como é feito o exame de Cistografia?

A cistografia é um procedimento diagnóstico que utiliza imagens de raios X contrastados para examinar a dinâmica urinária da bexiga . Para isso, uma substância radiopaca é injetada na bexiga , através de um cateter introduzido pela uretra , o que faz com que o órgão possa ser visto mais claramente.

São estruturas estudadas em um exame de Cistografia?

A cistografia ou uretrocistografia retrógrada miccional é um exame de diagnóstico por imagem que utiliza radiação ionizante (Rx) e permite o estudo da bexiga e da uretra.

Como é feito o exame de Urodinamica?

O doente é deitado numa marquesa e é inserido suavemente um tubo flexível (sonda de esvaziamento) na sua bexiga para medir o volume de urina que ficou na bexiga e avalia-se, através de uma tira-teste, se existem indícios de infeção urinária.