O que significa a sigla CPTu?

O que significa a sigla CPTu?

Os ensaios de cone e piezocone, conhecidos pelas siglas CPT (cone penetration test) e CPTU (piezocone penetration test), respectivamente, caracterizam-se internacionalmente como uma das mais importantes ferramentas de prospecção geotécnica.

O que é ensaio de CPTu?

O objetivo final dos ensaios de CPTu é a determinação da resistência do solo à penetração contínua. O método é capaz de fornecer dados que permitem estimar as propriedades do solo sem a coleta de amostras, resultando em testes rápidos e eficientes.

Qual a diferença entre sondagem SPT e CPT?

O ensaio SPT é a ferramenta mais utilizada no Brasil para a obtenção de parâmetros geotécnicos para elaboração de projetos de fundação. Em contrapartida o CPTu ainda é pouco usual, fato explicado pelo pequeno número de empresas que o executam e pelo custo elevado.

Como é feito o SPT?

O ensaio SPT é realizado pela cravação do amostrador padrão tipo raymond em 45cm do terreno, com golpes sucessivos de um martelo de 65 kgf em queda livre, de uma altura de 75cm, sobre a cabeça de cravação conectada às hastes de sondagem e ao amostrador.

Quais os tipos de sondas de enfermagem?

Tipos de sonda hospitalar Sonda traqueal: serve para expelir secreções pulmonares, como no caso de traqueostomia e intubação. Sonda vesical: também conhecida como sonda uretral, ela elimina a urina e é usada em casos de retenção ou incontinência urinária e cirurgias que precisam esvaziar a bexiga.

O que é uma sondagem de escrita?

A sondagem de hipótese de escrita busca acompanhar os avanços das crianças na aquisição da base alfabética. Quando assume uma turma de alfabetização, o professor deve descobrir o que cada aluno da sala sabe sobre o sistema de escrita antes de começar o planejamento das atividades.

Como eu faço para aprender a ler?

5 passos essenciais para aprender a ler

  1. Entender e adquirir o princípio alfabético;
  2. Assimilar e aprender as correspondências entre grafemas e fonemas;
  3. Entender as sequências ortográficas de palavras escritas em grafemas;
  4. Entender as sequências fonológicas de palavras faladas em fonemas;
  5. Aprender as conexões grafema-fonema e decodificar informações.