Como calcular o volume de um reator?

Como calcular o volume de um reator?

Podemos calcular o volume de um reator CSTR a partir da equação de projeto: V = FA0*X/(-rA), sendo FA0 = vazão de entrada do reagente limitante(A) , X a conversão da reação e (-rA) a taxa de reação (dada por velocidade de redução da concentração de A), sabendo que (-rA) é função da cinética da reação.

Qual a função das barras de controle no interior de um reator?

Essas barras de combustível são colocadas de maneira intercalada com as barras de controle. ... As barras de controle também são movimentadas para controlar a quantidade de energia que as barras de combustível liberam. A energia em forma de calor liberada da fissão faz com que a água no reator fique mais quente.

O que é e como funcionam as hastes de controle?

Uma haste de controle é uma barra feita de elementos químicos capazes de absorver muitos nêutrons sem fissioná-los. Hastes de controle são usadas em reatores nucleares para controlar a taxa de fissão de urânio e plutônio. ... Outros elementos que podem ser usados incluem bório, cobalto, háfnio, gadolínio e európio.

Que partes compõem um reator nuclear?

Um reator nuclear de fissão apresenta, essencialmente, as seguintes partes: ... Moderador nuclear: água leve, água pesada, hélio, grafite, sódio metálico: cumprem a função de reduzir a velocidade dos neutrões produzidos na fissão, para que possam atingir outros átomos fissionáveis mantendo a reação.

Como se produz água pesada?

O que é a água pesada das usinas nucleares? Durante a quebra dos átomos de urânio em um reator nuclear são liberados nêutrons que, ao colidirem com outros átomos de urânio, são absorvidos provocando também sua fissão.

O que caracteriza uma reação em cadeia e o que é preciso para que ela se processe e se sustente?

Resposta. 1)Uma reação em cadeia é uma sequência de reações provocadas por um elemento ou grupo de elementos que gera novas reações entre elementos possivelmente distintos, tal como ocorre durante a fissão nuclear. 2) o combustível, o comburente e o calor.

O que significa a expressão reação em cadeia?

Uma reação em cadeia é uma sequência de reações provocadas por um elemento ou grupo de elementos que gera novas reações entre elementos possivelmente distintos, tal como ocorre durante a fissão nuclear.

O que é uma reação de combustão?

Combustão é toda reação química em que um combustível (material oxidável) reage com um comburente — um material gasoso que contenha o gás oxigênio (O2), como o ar. Essa reação é sempre exotérmica, ou seja, libera energia na forma de calor.