Qual a importância do equilíbrio ecológico na cadeia alimentar?

Qual a importância do equilíbrio ecológico na cadeia alimentar?

É de extrema importância, pois mantém o equilíbrio ecológico de espécies, e a retirada ou inclusão de organismos na cadeia alimentar pode gerar um intenso desequilíbrio e ocasionar até mesmo a extinção de algumas espécies de seres vivos.

Qual é a relação que os seres humanos têm com o equilíbrio ecológico?

O desequilíbrio ecológico, resultante de atividades humanas desordenadas, causa perturbações, a curto, médio e longo prazo, nos ecossistemas naturais, mas também tende a reverter estas perturbações ao próprio homem, uma vez que ele vive e depende do meio ambiente para continuar a sobreviver.

Quais benefícios traz um ecossistema bem equilibrado?

Controle de erosão, ciclagem de nutrientes, filtragem de água e abastecimento de aquíferos e fertilidade para a vegetação.

O que quer dizer um ecossistema equilibrado?

Um ecossistema é equilibrado quando suas partes bióticas (vivas) e abióticas (não vivas) do ecossistema estão em equilíbrio.

Quais as características de um ecossistema equilibrado?

2. Características. Um ecossistema caracteriza-se por vários níveis hierárquicos (comunidades, populações, indivíduos), diversidade, capacidade de auto-regulação, balanço energético e quase total independência (exceto pela necessidade de luz solar).

Qual é a função dos ecossistemas?

Entre as “funções dos ecossistemas”, proporcionada pelas características estruturais do mesmo, estão a produção de matéria e energia (fotossíntese), a reciclagem de matéria (ciclos biogeoquímicos) e a manutenção do equilíbrio de gases na atmosfera.

O que são serviços dos ecossistemas?

A definição de serviços ambientais ou serviços ecossistêmicos é simples: trata-se dos benefícios que as pessoas obtêm da natureza direta ou indiretamente, através dos ecossistemas, a fim de sustentar a vida no planeta. ... Todos estes são exemplos de serviços ambientais.

Quem interfere de forma negativa nos ecossistemas?

Resposta. Resposta: Olá, Um ecossistema é formado pela relação de comunidades bióticas que habitam e interagem em um local. ... As consequência negativas da ação humana, é o desequilíbrio desse ecossistema, retira de casas, alimento, abrigo, predadores de um determinado ecossistema.

Como o homem pode interferir nos ecossistemas?

Inúmeras são as consequências advindas da ação do homem, sejam elas no campo da ciência, tecnologia, urbanismo ou na natureza. Ondas de calor intensa, chuvas carregadas, ar seco e chuvas volumosas, podem ser exemplos resultantes da intervenção humana na natureza.

Quais ações humanas podem afetar o ciclo hidrológico?

A água utilizada pelo homem nem sempre é devolvida em condições adequadas. Além disso, a atividade humana também interfere no ciclo da água, principalmente nas cidades, com o desmatamento e a impermeabilização desordenada do solo, para a construção de ruas e habitações.

O que acontece quando o homem interfere na natureza?

Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.

O que acontece com os seres vivos de um ecossistema quando há interferência humana ou natural?

Resposta:1- A adaptação dos seres vivos ao ambiente, ocorre em um espectro que a influência da ação antrópica pode ser prejudicial à biodiversidade, e neles estão inclusos os famosos:aquecimento global e desmatamento.

O que o homem tem feito para modificar a paisagem?

Resposta. Ele pode modificar se estabelecendo nela, construindo moradia e aplicando as tecnologias conhecidas sobre a paisagem em questão. Mudar a natureza ao seus próprios objetivos.

O que leva as pessoas a modificar a paisagem?

Porque os seres humanos possuem necessidades de consumo que são consideradas infinitas, ou seja, nunca acabam. Nessa perspectiva, o homem devasta florestas para cultivar áreas de terra, criar animais e construir cidades (com ruas, pontes e viadutos).

Como a paisagem natural pode influenciar as atividades humanas?

Resposta. Resposta: As paisagens naturais resultam basicamente da interação entre clima, relevo, vegetação e solo; são paisagens que não foram afetadas pelas atividades humanas. Atualmente, o poder de interferência do homem sobre o meio é tão grande que restam poucos espaços não modificados.

O que pode causar mudanças na paisagem?

As mudanças que ocorrem na paisagem, assim como os impactos ambientais, são provocadas tanto por fatores naturais quanto sociais, estes com resultados mais imediatos e aqueles com resultados a longo prazo – com raras exceções, a exemplo dos deslizamentos de encostas.

Quais são os impactos das intervenções humanas na paisagem?

Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.