O que é a nomenclatura anatômica?

O que é a nomenclatura anatômica?

A nomina anatômica é o termo usado para a linguagem própria na Anatomia. São termos empregados para nomear e descrever o indivíduo ou suas partes (ENCICLOPÉDIA MICROSOFT ENCARTA, 2001).

O que significa Nomenclatura anatômica?

É o termo usado para a linguagem própria na Anatomia. É o conjunto de termos empregados para nomear e descrever o indivíduo ou suas partes. Vamos relembrar que a anatomia é uma ciência descritiva e requer nomes para as muitas estruturas e processos do corpo. ...

Quais são as principais regras para nomear uma estrutura anatômica?

O nome das estruturas anatômicas é dado através de critérios híbridos em relação a forma, trajeto e relação com o esqueleto, que são as coisas que de fato importam para a anatomia e para a nomeação de estruturas anatômicas.

Quais são os fatores gerais de variações anatômica?

As variações anatômicas podem ser determinadas por um conjunto de fatores, chamados Fatores Biológicos ou Fatores Gerais de Variação Anatômica. Estes fatores são os seguintes: Idade, sexo, raça e tipo morfológico constitucional (longilíneo, mediolíneo e brevilíneo).

Quais são as divisões da anatomia explique a função de cada uma?

São elas: Anatomia sistêmica: estuda o sistema digestório (digestão), sistema respiratório (respiração), esquelético (ossos), muscular (músculos), cardiovascular (coração), endócrino (produção de hormônios) e demais sistemas. Anatomia Regional ou topográfica: é o estudo em regiões como tórax, abdômen e demais.