O que significa a palavra virulência?

O que significa a palavra virulência?

substantivo feminino Capacidade que um vírus ou bactéria possui para se propagar dentro de um organismo, causando doenças. Característica ou condição do que é ou pode estar virulento: a virulência de uma substância venenosa.

Qual a diferença entre endotoxinas e Exotoxinas?

- exotoxinas: polipeptídeos secretados pelas células; - endotoxinas: LPS presentes na parede celular de Gram negativas. superfície da célula e interagem com receptores das células do hospedeiro. – protege a bactéria da fagocitose e a isola de outras defesas do hospedeiro.

Qual a importância da toxina bacteriana?

As bactérias usam essas toxinas para matar fagócitos e romper a membrana dos fagossomas. Também lisam hemácias para obter ferro da hemoglobina. Essas toxinas formam poros na membrana celular. No terceiro grupo está o maior número de toxinas e as mais importantes como fatores de virulência.

Quais são as bactérias Gram-negativas?

Exemplos de bactérias Gram-negativas Escherichia, Helicobcater, Hemophilus, Neisseria, Klebsiella, Enterobacter, Chlamydia, Pseudomonas, Salmonella, Shigella.

Qual a função do LPS nas bactérias Gram negativas?

LPS é um dos componentes principais da membrana exterior de bactérias gram-negativas, contribuindo para a integridade estrutural da bactéria e protegendo sua membrana de certos tipos de ataque químico. ... O LPS é uma endotoxina que provoca uma forte resposta por parte de sistemas imunitários de animais saudáveis.

Quais os componentes da camada LPS de bactérias Gram-negativas e qual é a sua importância?

As bactérias Gram-negativas são contituídas por uma endotoxina, o LPS, que lhes confere a propriedade de patogenicidade, enquanto nas bactérias Gram-positivas a exotoxina, composta pelo ácido lipoteicoico, tem como característica principal a aderência.