Qual a diferença entre trabalho concreto e abstrato?

Qual a diferença entre trabalho concreto e abstrato?

Enquanto o trabalho útil-concreto é qualitativo e cria valores de uso necessários aos seres humanos para satisfazer socialmente as suas necessidades físicas e espirituais, o trabalho abstrato é pura e simplesmente, quantitativo, a substância e a grandeza do valor e produz mais-valia (valor excedente) para o capital ( ...

O que é o trabalho útil?

O trabalho útil (Concreto) é atividade ou fazer humano criativo-produtivo, seja qual for à sociedade onde se desenvolve, e o trabalho abstrato é um trabalho não auto-determinante no qual toda distinção qualitativa se reduz a quantidade.

O que é trabalho acumulado?

O trabalho acumulado é igual ao trabalho acumulado do período anterior adicionado ao trabalho agendado para este período.

O que torna o trabalho um valor de uso?

O trabalho que cria valores de uso é uma condição natural da existência humana, que existe independente das formas de organização social, enquanto o trabalho que cria valores de troca é uma forma social.

O que é um valor de uso?

O valor de uso é a qualidade que possui um objeto para satisfazer uma necessidade, determinado por suas condições naturais. ... Este valor é independente por tanto do uso específico que tenham essas mercadorias, ou seja, independe de seu valor de uso.

O que determina o valor real do produto ou seja seu valor de uso?

O valor de uso de uma mercadoria, segundo Marx, é determinado de acordo com a utilidade relacionada às suas propriedades físicas; e seu valor de troca varia no tempo e espaço. ... A utilidade constitui o valor de uso, vinculando-se como tal às propriedades físicas do objeto.

O que determina o valor de uma mercadoria?

O que define o valor de uma mercadoria é a quantidade de força de trabalho depreendida para a sua produção. ... Pela quantidade de trabalho socialmente necessário para a produção de determinada mercadoria é estabelecido o seu valor.

O que determina o valor comercial de um objeto?

O valor deve cobrir o custo direto da mercadoria/produto/serviço, somado as despesas variáveis e fixas proporcionais. Além disso, deve gerar lucro líquido. Para definir o preço de venda de um produto e/ou serviço, o empresário deve considerar dois aspectos: o mercadológico (externo) e o financeiro (interno).

O que é o valor para Marx?

Para Marx, o valor é uma relação entre pessoas que produzem mercadorias, uma relação social, mas que aparece de “forma fantástica” como uma relação entre coisas.

O que é riqueza para Marx?

A riqueza das sociedades em que domina o modo de produção capitalista, diz Marx, “aparece [erscheint] como uma 'imensa coleção de mercadorias'”1. Por isso, uma pessoa ou país serão considerados tão ou menos ricos quanto mais mercadorias possuírem como sua propriedade.

O que é a mercadoria para Marx?

In: Marx – vida e obra. Mercadoria é o que se produz para o mercado, isto é, o que se produz para a venda e não para o uso imediato do produtor. ... A produção de mercadorias já existia antes do capitalismo ter começado a existir, mas foi o sistema capitalista que a generalizou.

O que é uma mercadoria?

Uma mercadoria é um bem que pode ser objeto de compra e venda.

O que que é produção de mercadorias?

Os meios de produção são responsáveis pela operacionalização do processo de fabricação de mercadorias. Os meios de produção referem-se ao conjunto de equipamentos utilizado pelo trabalhador para obtenção de renda, seja em uma atividade individual, seja em um trabalho coletivo ou subordinado, como nas fábricas.

O que significa a palavra mercadoria?

1. Aquilo que é objecto de compra e venda. 2. Aquilo que se comprou e que se expõe à venda.

O que é a moeda mercadoria?

A moeda-mercadoria é a moeda cujo valor corresponde a própria mercadoria da qual ela é feita. Ou seja, o produto em questão é aceito como se fosse dinheiro. No entanto, é fundamental que o produto seja de aceitação geral para que possa ser transacionado como moeda.

O que é a mão de obra?

substantivo feminino Trabalho, atividade manual de um operário na execução de uma obra. Conjunto de operários necessários para execução de determinada obra: este projeto necessitará de mão de obra especializada. Custo do trabalho por eles executado: a China é conhecida por oferecer mão de obra barata.

O que é a mão de obra escrava?

Resposta. Resposta: e como uma pessoa que trabalha muito pra seus lideres ai se torna uma mao-de-obra de escrava.

Como era a mão de obra no período colonial?

Os escravos eram utilizados nos mais diversos tipos de trabalho, com maior destaque para a sua utilização nos engenhos produtores de açúcar e nos centros de mineração a partir do século XVIII. O regime de escravidão no Brasil impunha ao africano (e ao indígena também) um regime de trabalho exaustivo e desumano.

Que substituiu a mão de obra escrava?

A opção para substituir a mão de obra escrava com a abolição da escravatura que ocorreu no final do século XIX foi o uso do trabalho dos imigrantes que vinham à procura de trabalho nas lavouras de café e acabavam, muitas vezes, deslocando-se para os núcleos urbanos que começavam a despontar nessa época.

Qual o motivo da Mão-de-obra escrava africana ser sido tão utilizada no Brasil colonial?

Ao discutir com a garotada as causas para o uso desse tipo de mão de obra no Brasil, é importante enfatizar que o regime escravista se inseria no contexto do mercantilismo - o primeiro momento do capitalismo. A produção da colônia não era destinada à subsistência, e sim à comercialização - o objetivo era o lucro.

Quanto à mão de obra escrava no Brasil colonial podemos afirmar que?

Sobre a utilização da mão-de-obra escrava no Brasil colonial, podemos afirmar que: A) Foi utilizada a mão-de-obra indígena escravizada em todo o período colonial, uma vez que os indígenas já viviam no território brasileiro.

Qual a interpretação do texto faz em relação ao Brasil colonial?

Resposta. Resposta: A seção de Brasil Colônia comporta textos referentes aos conteúdos do período da história do Brasil que se estendeu desde o descobrimento, em 1500, até a vinda da família real portuguesa em 1808.

Quais motivos levaram à adoção do trabalho escravo no Brasil colonial?

A pressão dos jesuítas sobre a Coroa para proibir a escravização dos indígenas resultou em uma lei proibindo a escravização dos índios em 1570. Apesar da lei, os índios continuaram sendo escravizados, sobretudo em locais que não tinham economia tão próspera, e que a quantidade de africanos enviados era pequena.

Quais foram os motivos que levaram à adoção?

Em relação à primeira questão, “Quais os motivos que te levaram a decidir pela adoção de uma criança?”, as respostas dos participantes foram agrupadas em quatro categorias: (1) desejo de formar uma família, (2) vontade de ter um filho, (3) ajudar uma criança e (4) dificuldade de engravidar.

Quais foram os motivos que levaram os indígenas a serem escravizados pelos portugueses?

Os indígenas foram primeiramente escravizados justamente por ser o único grupo disponível em grande quantidade para que os portugueses pudessem explorar. A escravização dos indígenas era mais barata, mas uma série de fatores tornavam-na mais complicada de sustentar-se.

Quais fatores levaram à abolição da escravatura?

A abolição da escravatura no Brasil aconteceu por meio da:

  • Resistência realizada pelos próprios escravos ao longo do século XIX;
  • Adesão de parte da nossa sociedade à causa por meio de associações abolicionistas;
  • Mobilização política dos defensores do abolicionismo.