Qual a diferença entre plano mediano e plano sagital?

Qual a diferença entre plano mediano e plano sagital?

Mediano (médio sagital) - plano vertical que passa pelo centro do corpo (linha média), dividindo-o longitudinalmente nas metades direita e esquerda. Sagital - plano vertical passando pelo corpo paralelamente à linha média, cortando-o longitudinalmente em lados direito e esquerdo.

Quais são os planos sagital?

O plano sagital é um plano paralelo à linha sagital. Divide o corpo nas porções esquerda e direita. O plano frontal ou coronal divide o corpo nas porções anterior (frente) e posterior (costas). O plano transversal divide o corpo nas porções cranial (superior) e caudal (inferior)

Quais são os eixos corporais?

Os eixos existentes são eixo sagital ou ânteroposterior une o centro do plano ventral (anterior) ao centro do plano dorsal (posterior). O eixo longitudinal ou crânio caudal une o centro do plano cranial ao centro do plano podálico.

O que são eixos de movimento?

Os eixos são linhas imaginárias que atravessam os planos de forma perpendicular. É ao redor dos eixos que os movimentos são realizados. São classificados em 3 diferentes tipos: lateral, antero-posterior e longitudinal.

O que são planos e eixos de movimento?

As ações articulares ocorrem em torno de um eixo horizontal ou transversal e incluem os movimentos de flexão e extensão. O Plano Frontal ou Coronal divide o corpo em partes anterior (ventral) e posterior (dorsal). As ações articulares ocorrem em torno de um eixo anteroposterior (AP) e incluem a abdução e a adução.

Quais são os eixos e movimentos anatômicos?

Os movimentos anatômicos não são diferentes. Eles usualmente envolvem ossos ou partes do corpo se movendo ao redor de articulações fixas em relação aos eixos anatômicos principais (sagital, coronal, frontal, etc.) ou planos paralelos a estes.