Quais são as principais propriedades de uma comunidade?

Quais são as principais propriedades de uma comunidade?

Uma comunidade é composta por propriedades coletivas, como a diversidade de espécies e a biomassa da comunidade, e propriedades emergentes, como a similaridade entre as espécies e a estabilidade das teias alimentares frente a perturbações (Begon et al., 2008).

Qual é o conceito de comunidade?

Hoje, o conceito refere-se a um grupo de pessoas que compartilham algo em comum, como uma história comum, um objetivo comum, uma determinada área geográfica ou práticas comuns, como as comunidades quilombolas, as comunidades virtuais e as comunidades escolares. ...

Como descrever a comunidade?

Comunidade é um agrupamento de pessoas que vivem dentro de uma mesma área geográfica, rural ou urbana, unidas por interesses comuns e que participam das condições gerais de vida.

O que é uma comunidade de um exemplo?

Uma comunidade, por sua vez, é formada por todos os organismos que vivem em uma área, em um determinado período de tempo, ou seja, todas as populações viventes de uma região. ... Outro exemplo de comunidade é o conjunto de plantas de uma área de floresta ou ainda os animais existentes em uma área de Mata Atlântica.

O que significa web comunidade?

Comunidade online é uma estrutura virtual em que pessoas com interesses em comum podem trocar ideias, sugestões, recomendações, dicas e informações.

O que o lugar?

O conceito de lugar é muito importante para a Geografia, pois representa a porção do espaço geográfico dotada de significados particulares e relações humanas. A expressão “lugar” é polissêmica, ou seja, possui uma variedade de significados.

Como uma comunidade pode ser representada?

Uma comunidade é um conjunto de pessoas que se organizam sob o mesmo conjunto de normas, geralmente vivem no mesmo local, sob o mesmo governo ou compartilham do mesmo legado cultural e histórico.

Que tipo de relação social expressa o conceito de comunidade?

O autor (1973:140) chama de comunidade “uma relação social quando a atitude na ação social – no caso particular, em termo médio ou no tipo puro – inspira-se no sentimento subjetivo (afetivo ou tradicional) dos partícipes da constitui- ção de um todo”.

Quem sistematizou os conceitos de comunidade e sociedade?

XIX para o século XX, o filósofo alemão Ferdinand Tönnies (1955) aponta a existência de uma essência comunitária universal e considera o conceito de comunidade em oposição à sociedade. Estamos, assim, num tempo histórico no qual experenciamos os efeitos de uma posição conservadora e dicotômica.

Qual o conceito de Max Weber em relação à comunidade?

Para Max Weber a comunidade só existe, propriamente, quando sobre a base desse sentimento (da situação comum), a ação está reciprocamente referida – não bastando a ação de todos e de um deles frente à mesma circunstância – e na medida em que esta referência traduz o sentimento de formar um todo.

Qual era a linha de pensamento de Max Weber?

Max Weber, expressa seu pensamento sociológico a partir das relações do indivíduo com o meio social, destacando que para ele a sociedade não se constitui em apenas “coisa”, ou um mecanismo, mas que fundamenta-se na concepção de “ação social”, e ainda, na crença de que a sociologia é uma “ciência compreensiva”.

Qual foi a contribuição de Max Weber para a Sociologia?

Weber acreditava que a função do sociólogo seria compreender o sentido das chamadas ações sociais e explicar suas lógicas causais. Assim, suas contribuições foram em direção à análise multicausal dos fenômenos sociais. Em seus estudos, Weber destaca fatores culturais e materiais no surgimento das instituições modernas.

O que é ação social exemplos?

A Ação Social é um conceito que Weber estabelece para as sociedades humanas e a essa ação só existe quando o indivíduo estabelece uma comunicação com os outros. Tomemos o ato de escrever como exemplo. ... Sua ação só terá significado enquanto envolver outra pessoa.