O que são atos e fatos administrativos?

O que são atos e fatos administrativos?

Os atos administrativos são os que não provocam alterações nos elementos do patrimônio ou do resultado, portanto, não são registrados pela contabilidade. Os fatos administrativos são as transações que provocam alterações nos elementos do patrimônio ou do resultado, portanto, interessam à contabilidade.

Quais são os atos administrativos normativos?

São atos normativos: lei complementar, lei ordinária, lei delegada, lei, medida provisória, decreto, regulamento, regimento, resolução. b) Atos Ordinários: são os que visam disciplinar o funcionamento da Administração e a conduta funcional de seus agentes.

Qual é a diferença entre atos e fatos administrativos?

O fato administrativo é qualquer ocorrido dentro da administração pública, independentemente da vontade humana, que gere efeitos jurídicos, como a morte de um servidor; já o ato da administração é qualquer coisa, obrigatoriamente, ligada à vontade humana, que ocorre dentro da administração pública, igualmente, ...

Quais são os tipos de fatos contábeis?

O registro de um fato contábil pode ou não alterar o valor do Patrimônio Líquido da empresa. Classificam-se em três grupos: Fatos contábeis permutativos (qualitativos ou compensativos), Fatos contábeis modificativos (ou quantitativos) e Fatos contábeis mistos (ou compostos).

Quais são os documentos que baseiam os registros contábeis?

Quais são os documentos contábeis?

  • notas fiscais de entrada, que se referem à compra de bens e à aquisição de serviços;
  • notas fiscais de saídas, referentes às vendas de produtos e à prestação de serviços;
  • extratos bancários contendo movimentações financeiras das contas da empresa;
  • duplicatas pagas;

Quais os principais documentos usados no financeiro?

Você sabe quais são os principais documentos contábeis? Elencamos 6 dos mais importantes e vamos falar a respeito deles neste post. Acompanhe!...

  • Notas Fiscais. ...
  • Dados e cópias de despesas diversas. ...
  • Extratos bancários. ...
  • Extratos de meios de pagamentos. ...
  • Comprovantes de impostos e encargos trabalhistas pagos.

O que é um registro contábil?

O registro tem como função registrar todos os eventos econômicos e financeiros ocorridos dentro de uma empresa. É nele que você vai poder verificar quais são os benefícios, os direitos, as obrigações, o que a empresa teve de receita, de despesa, enfim, quanto ela, efetivamente, está gerando de lucro ou de despesa.

Como contabilizar registro de domínio?

Registro de domínio pode ser classificado como despesa, pois isso é uma cobrança anual que é pago para o provedor para ter direito de utilização,ou seja, uma locação por um determinado período. Também pelo valor que é pago para esse registro não atinge o valor minimo que a receita determina.

Como gerar ECD no domínio?

para gerar o arquivo? 1 – Acesse o menu RELATÓRIOS, submenu INFORMATIVOS, clique em SPED CONTÁBIL; 1.

Como contabilizar patente?

Marcas e Patentes são classificadas como Ativos Intangíveis e são difíceis de ser medidos ou contabilizados devido à dificuldade em medir seus valores e estimar a sua vida útil. Trata-se, portanto de Ativos não monetários e incorpóreos (CPC 04). Eles possuem valor econômico, mas não tem existência física.

Como contabilizar a marca de uma empresa?

Os custos que a empresa tiver para a criação de marcas próprias não devem ser registrados na conta Ativo Intangível, uma vez que não podem ser separados dos custos relacionados ao desenvolvimento do negócio como um todo. Nesse caso, devem ser registrados como custo ou despesa operacional.

Como contabilizar amortização de marcas e patentes?

3.

Onde entra marcas e patentes no balanço patrimonial?

Dessa forma, as marcas e patentes serão registradas neste grupo do Balanço Patrimonial (BP) da empresa, ou seja, no subgrupo "Ativo Intangível (AI)".

Onde fica reserva de lucro no balanço patrimonial?

A reserva de lucros são contas formadas pelos lucros que foram gerados pela empresa, mas que não foram distribuídos aos seus acionistas e sócios. Dessa forma, esses lucros não-distribuídos são apropriados pela empresa e permanecem dentro do patrimônio líquido da mesma.

Como contabilizar licença de uso de software?

A amortização de softwares utilizados em processo de produção faz parte do valor contábil dos estoques. Para fins fiscais, os custos e despesas de aquisição e desenvolvimento de logiciais (software) utilizados em processamento de dados, devem ser amortizados no prazo mínimo de 5 (cinco) anos (IN SRF nº 04/85).

Como contabilizar despesas com site?

Gastos dessa natureza devem ser contabilizados como ativo não circulante, quando apropriado. Além disso, quando a entidade incorre em gastos com um fornecedor de serviços da Internet que realiza a hospedagem do website da mesma, o gasto é reconhecido como despesa quando incorrido.

Como contabilizar desenvolvimento de software?

Como contabilizar Os valores desembolsados para o desenvolvimento de um SOFTWARE, deverão ser contabilizados no ativo não circulante. No grupo do intangível, em conta apropriada que poderá denominar-se de SOFTWARE. Sendo devidamente comprovados por notas fiscais ou recibos.

Como contabilizar licença de antivírus?

Entende-se que o valor pago pela licença de uso de antivírus deverá ser contabilizado no ativo, no grupo de despesas antecipadas e computado no resultado do exercício pro rata temporis, de acordo com o prazo do contrato.

Como calcular depreciação de software?

Início. Tabelas Práticas. TAXA DE DEPRECIAÇÃO – Computadores…...TAXA DE DEPRECIAÇÃO – Computadores Periféricos e Programas de Informática.
BensPrazo da vida útil (anos)Taxa anual de depreciação
Computadores e Periféricos (“hardware”)520%
Logiciais (“software”) utilizados em processamento de dados520%