Qual a definição de ativo?

Qual a definição de ativo?

Pode ser classificado como ativo tudo o que pode ser convertido em dinheiro de alguma forma. Por exemplo, o dinheiro em banco é um ativo, o estoque da empresa pode ser vendido e virar dinheiro, então é um ativo, o carro da empresa pode ser vendido e virar dinheiro, então é um ativo.

Qual a diferença entre ativo e passivo na contabilidade?

Em contabilidade, diz-se que o ativo é o conjunto de bens, créditos e direitos que compõem o patrimônio de uma pessoa ou empresa. Já o passivo representa as dívidas e obrigações dessa mesma pessoa (física ou jurídica). O patrimônio líquido de uma empresa é calculado pela diferença entre seu ativo e passivo.

O que compoe o ativo financeiro?

O Ativo financeiro é composto por contas, tais como: Caixa, Bancos, Aplicações Financeiras, Poupanças, Adiantamento de Salário-família, Impostos a Recuperar/Compensar, Contribuições Recuperar/Compensar e etc. Compreendem os BENS, CRÉDITOS e VALORES, cuja mobilização ou alienação dependa de autorização legislativa.

Quais são as contas que fazem parte do ativo permanente?

Já o ativo permanente era dividido em: imobilizado, intangível, investimentos e diferido, que reunia gastos que levavam resultados de exercícios futuros, como os gastos para reorganização da empresa e os gastos com pesquisa e desenvolvimento de produtos.

Como contabilizar o ativo intangível?

Contabilização dos ativos intangíveis

  1. registro da marca em nome próprio;
  2. marca já registrada adquirida de terceiros (a empresa adquirente passa a ser proprietária); ou.
  3. aquisição dos direitos de uso de determinada marca por prazo determinado (a empresa adquirente tem a licença de uso pelo período acordado em contrato).

Como reconhecer um ativo intangível?

Um ativo intangível deve ser reconhecido apenas se:

  1. for provável que os benefícios econômicos futuros esperados atribuíveis ao ativo serão gerados em favor da entidade; e.
  2. o custo do ativo possa ser mensurado com confiabilidade.

São considerados ativos intangíveis?

Os chamados "ativos intangíveis" são aqueles que não têm existência física. Como exemplos de intangíveis: os direitos de exploração de serviços públicos mediante concessão ou permissão do Poder Público, marcas e patentes, direitos autorais adquiridos, softwares e o fundo de comércio adquirido.

Que tipos de ativos intangíveis são amortizados?

Um ativo intangível com vida útil definida deve ser amortizado no prazo definido de acordo com os itens 97 a 106 da CPC 04, enquanto a de um ativo intangível com vida útil indefinida não deve ser amortizado, conforme itens 107 a 110 da mesma CPC.

São exemplos de bens intangíveis?

Os bens intangíveis constituem-se na propriedade imaterial das empresas, possuem valor econômico mas são desprovidos de substância física, como por exemplo: Licenças, Recursos Humanos, Software, Clientes, Patentes, Marcas, Direitos Autorais, Tecnologia, Know-How.

Como deve ser formado o grupo intangível?

Ativo Não Circulante (continuação) São Intangíveis os bens que não podem ser tocados ou vistos, já que são incorpóreos (não tem corpo). Eles possuem valor econômico mas carecem de substância física (material), tendo o valor patrimonial nos direitos de propriedade imaterial que são conferidos a seus possuidores.

O que caracteriza um bem intangível?

Ativo intangível nada mais é do que um bem que a empresa possui, mas que não existe fisicamente. ... Ele não existe fisicamente, mas é um bem que muitas empresas possuem. Outros exemplos de ativos intangíveis são: Licenças.

O que é o intangível?

adjetivo Que não se consegue tanger; que não pode ser tocado; intocável. Que não pode ser percebido através do tato; impalpável. [Figurado] Que não apresenta características suficientes para ser percebido ou entendido; que tende a enganar a percepção ou o entendimento: texto intangível.

O que é patrimônio tangível é intangível?

Tangível e intangível são, linguisticamente, termos que se referem a elementos que podem ou não ser tocados. Um carro ou uma camisa, por exemplo, são tangíveis, enquanto um plano de negócios, embora possa ser documentado, tem existência incorpórea – logo, intangível.

Qual a importância do ativo intangível?

A importância dos ativos intangíveis Os ativos intangíveis também são responsáveis por qual é o valor de mercado da organização. ... De maneira geral, empresas de tecnologia (como a Apple), possuem ativos intangíveis fundamentais, como direitos autorais, patentes, funcionários críticos e pesquisa e desenvolvimento.

Quais são os bens tangíveis?

Os bens tangíveis referem-se aos recursos físicos de longo prazo que uma empresa possui e que consegue mensurar o valor. Esses ativos são adquiridos com a intenção de realizar operações que benefícios econômicos e/ou manutenção da atividade comercial.

Quais são as diferenças entre os recursos tangíveis e intangíveis?

Os recursos tangíveis são ativos, ou bens, que podem ser quantificados, enquanto que os intangíveis são aqueles relacionados à história da organização, tendo sido acumulados no decorrer do tempo e de difícil imitação pela concorrência.

Qual a importância de conhecer as características tangíveis e intangíveis dos produtos?

Uma empresa, normalmente, é composta por ativos tangíveis e intangíveis. ... Apesar disso, a avaliação é algo muito importante — por isso, conhecer mais sobre ela significa aumentar a segurança e favorecer a atuação da empresa.

Por que os serviços são mais intangíveis do que tangíveis?

Os serviços são intangíveis porque não podem ser vistos, provados, sentidos, ouvidos ou cheirados antes de serem compra dos. Por exemplo, quem se submete a uma cirurgia plástica não pode ver o resultado antes da compra. ... a tarefa do prestador de serviços é tornar esses serviços tangíveis de várias maneiras.