Quais são as habilidades Socioafetivas a serem desenvolvidas na educação infantil?

Quais são as habilidades Socioafetivas a serem desenvolvidas na educação infantil?

DESENVOLVIMENTO AFETIVO E SOCIAL Saber esperar a vez do colega, emprestar o material, saber devolver, pedir licença, dar bom dia, boa tarde. Enfim, todas essas são habilidades sociais que devem ser desenvolvidas na criança.

Como usar a afetividade na educação?

A demonstração de afetividade na Educação Infantil não precisa ter um momento específico para acontecer. A melhor maneira de uma educação com afeto é quando o educador age de forma afetiva em toda a rotina da criança. Isso inclui criar uma relação com os alunos que seja evidente o afeto em todos os momentos.

O que significa afetividade na educação?

O termo se refere à capacidade do ser humano de ser afetado positiva ou negativamente tanto por sensações internas como externas. A Afetividade é um dos conjuntos funcionais da pessoa e atua, juntamente com a cognição e o ato motor, no processo de desenvolvimento e construção do conhecimento.

Como desenvolver a afetividade na sala de aula?

O professor deve conhecer seus alunos não somente no cognitivo, mas, também, no emocional. Conhecer e entender a criança para melhor trabalhar suas emoções é para o profissional uma tarefa difícil quando não se tem um preparo adequado para lidar com os conflitos emocionais em sala de aula.

O que é a educação afetiva?

Vamos falar um pouquinho sobre Educação Afetiva. Segundo a psicóloga Marilda Lipp, Educação Afetiva “é um conjunto de práticas parentais que objetiva, acima de tudo a valorização do ser humano… (nela) os pais dão liberdade, mas sempre estão presentes para atuar, se for necessário”.

Quais são os pilares da pedagogia afetiva?

Conhecimento, Transformação, Autonomia, Responsabilidade, Solidariedade, Respeito, Direitos e deveres, Democracia, Cidadania, Criticidade, Sensibilidade e Criatividade. A Pedagogia Afetiva é uma proposta pedagógica para todos os segmentos. Além disso, a afetividade existe em todos os seres humanos, de todas as idades.

Quais são os 3 pilares da educação?

Conheça os 4 pilares da educação da UNESCO

  • 1 – Aprender a conhecer. Esse pilar envolve o ato de compreender, descobrir ou construir o conhecimento. ...
  • 2 – Aprender a fazer. Além de obter conhecimento teórico, as crianças precisam colocá-lo em prática. ...
  • 3 – Aprender a conviver. ...
  • 4 – Aprender a ser.

Quais os três pilares da educação infantil?

Os três pilares na Educação Infantil compreende cuidar, educar e brincar. O cuidar se refere ao oferecimento de um espaço seguro, em que os pais poderão confiar suas crianças, com profissionais competentes e capacitados.

Qual o papel do professor no primeiro momento dos pilares de aprendizagem?

É o que se espera do sistema educativo na escola contemporânea, que o papel do professor seja levar o aluno a aprender para conhecer, o que pode ser traduzido por aprender a aprender, em que o aluno é capaz de exercitar a atenção, a memória e o pensamento autônomo.

Qual o papel do professor enquanto mediador no processo de aprendizagem?

Nesse sentido, o papel do professor enquanto mediador no processo de aprendizagem no ensino fundamental vai mais além do que passar conteúdo, mas também na transmissão de valores, o que além formar futuros profissionais, contribui para o desenvolvimento de uma sociedade melhor e justa para todos.

Como passar na UEPG?

O vestibular da UEPG é a forma de entrar em um dos cursos da Universidade Estadual de Ponta Grossa. O exame visa selecionar os candidatos mais bem-preparados para o Ensino Superior, por meio de provas que avaliam conhecimentos gerais e específicos e uma redação.

Como é o vestibular da UEPG?

O vestibular da UEPG utiliza questões de alternativas múltiplas, ou seja, são aquelas que apresentam, na prova de conhecimentos gerais, até 4 (quatro) alternativas, indicadas com os números 01, 02, 04 e 08, e, na prova vocacionada, até 5 (cinco) alternativas, indicadas com os números 01, 02, 04, 08 e 16.