O que é uma Ventriculomegalia?

O que é uma Ventriculomegalia?

O alargamento dos ventrículos cerebrais é habitualmente chamado de ventriculomegalia é um marcador não especifico de alguma anormalidade, sinalizando assim a possibilidade de malformações no sistema nervoso central (SNC) ou em outros órgãos.

Qual a função do Ventriculo lateral?

Sua principal função é proteger o SNC, agindo como um amortecedor de choques. É produzido por uma estrutura especial, o plexo corióide. Estão situados no assoalho dos ventrículos laterais e no teto do III e IV ventrículo.

Qual a participação do cerebelo na formação do IV ventrículo?

Forma. Tem uma forma quase ovóide ou de borboleta, alongado transversalmente e achatado ântero-posteriormente com constrição na porção mediana, o vérmis, consistindo essencialmente em dois hemisférios cerebelares. Participa na formação do 4º ventrículo.

Quais as fissuras do cerebelo?

Fissuras do Cerebelo: – Depois da língula temos a fissura pré-central. – Depois do lóbulo central temos a fissura pré-culminar. – Depois do cúlmen temos a fissura prima. – Depois do declive temos a fissura pós-clival.

Quais as principais características do cerebelo?

O cerebelo é uma região do cérebro que tem como função controlar os movimentos voluntários do corpo, a postura, a aprendizagem motora, o equilíbrio e o tônus muscular. ... Ele é dividido anatomicamente em dois hemisférios laterais denominados de hemisférios cerebelares e uma região mediana, denominada vérmis.

O que causa uma lesão no cerebelo?

Lesões que acometem essa parte do cérebro – ocasionadas por falta de oxigenação, alcoolismo, entre outros – são dificilmente tratadas e revertidas e comprometem a movimentação (a precisão e rapidez dos movimentos deixam de ser eficientes), causando diminuição do tônus muscular, mudanças posturais, alteração da marcha, ...

Qual lado do corpo da AVC?

Isquemias ou hemorragias no lado direito do cérebro são percebidas no lado esquerdo do corpo, também com alterações na visão, na sensibilidade e na força, mas sem alterações na linguagem.