O que diz a Lei Federal 9394 96?

O que diz a Lei Federal 9394 96?

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96) é a legislação que regulamenta o sistema educacional (público ou privado) do Brasil da educação básica ao ensino superior. A LDB é a mais importante lei brasileira que se refere à educação.

Quais são os componentes básicos para a elaboração do planejamento de ensino?

O planejamento de ensino possui componentes básicos que são: os objetivos, o conteúdo, procedimento de ensino, recursos de ensino e avaliação. O objetivo é a descrição clara do que se pretende alcançar como resultado da atividade e são sempre do aluno e para o aluno.

Qual a principal função do planejamento curricular?

O planejamento curricular abrange o planejamento das experiências vividas pelos alunos em uma escola (PILETTI, 1991). É o processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar. ... É, dessa forma, a previsão de todas as atividades que o educando realiza sob a orientação da escola para atingir os fins da educação.

Porque o planejamento é importante para gestão de sala de aula?

Podemos afirmar que o planejamento é de extrema importância para que o professor possa pensar na avaliação, promover o desenvolvimento do aluno, haja vista que, esse processo significa que todo trabalho deve ser planejado, com qualidade, de forma que o planejamento e a avaliação estejam diretamente direcionados para a ...

Qual a importância da metodologia para o processo de ensino e aprendizagem?

As metodologias de ensino integram estratégias, técnicas e atividades voltadas a diferentes situações didáticas vividas em sala de aula para que o aluno possa se apropriar de conhecimentos. As metodologias de ensino têm um papel fundamental no processo de incremento da autonomia do aluno na aprendizagem.

O que é o que é planejamento escolar?

O planejamento pedagógico está relacionado com a prática de conhecer a realidade da instituição de ensino e reconhecer as necessidades da comunidade escolar. A partir dele, é possível estabelecer as metas e os objetivos, destinar os recursos financeiros, gerir o tempo e as pessoas.