O que significa ter imunidade diplomática?

O que significa ter imunidade diplomática?

Complexo de privilégios que asseguram a inviolabilidade da pessoa dos agentes diplomáticos e consulares estrangeiros que. no país onde se acham acreditados, gozam de extraterritorialidade.

O que são privilégios e imunidades diplomáticos e consulares?

Agentes diplomáticos e consulares fazem jus a privilégios e imunidades junto às autoridades locais quando cumprem missão junto a representações de seu país no exterior, mas não gozam de qualquer imunidade em seu próprio país.

O que é correio diplomático de imunidade?

O correio diplomático é um funcionário que transporta a mala diplomática, conforme previsto na Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas. Os correios diplomáticos gozam de imunidade diplomática no desempenho das suas funções, não podendo ser objecto de qualquer forma de prisão ou detenção.

O que é imunidade parlamentar formal?

"A imunidade formal confere ao parlamentar a impossibilidade de prisão, salvo casos excepcionais e, ainda, a possibilidade de a Casa respectiva do congressista sustar o andamento de processos criminais instaurados em seu desfavor.

Quem julga os crimes de responsabilidade dos prefeitos?

Segundo disposição constante do art. 29, X, da Constituição Federal, os prefeitos são processados perante o Tribunal de Justiça de seu Estado, seja pela prática de crimes de responsabilidade, previstos no Dec.

Quem investiga o prefeito?

“A competência do Tribunal de Justiça para julgar Prefeitos restringe-se aos crimes de competência da Justiça comum estadual; nos demais casos, a competência originária caberá ao respectivo tribunal de segundo grau.” (Súmula 702, STF).

Quem julga o governador do Estado por crime comum?

Competência originária do STJ para processar e julgar governador de Estado acusado da prática de crime comum, Constituição, art.

Quem julga ministro do STF por crime de responsabilidade?

Em caso de crimes comuns (infrações penais comuns), os ministros são julgados pelos próprios colegas do tribunal. Compete ao Senado Federal do Brasil processá-los e julgá-los em crimes de responsabilidade, quando o crime está correlacionado ao exercício da sua função.

Quem é competente para julgar um juiz de direito?

O art. 96, III estabelece a competência dos Tribunais de Justiça para processar e julgar os Juízes de Direito e os membros do Ministério Público estadual, ressalvando-se a competência da Justiça Eleitoral (leia-se: dos Tribunais Regionais Eleitorais).

Em que situações a competência para a ação popular será do STF?

1. A competência para julgar ação popular contra ato de qualquer autoridade, até mesmo do Presidente da República, é, via de regra, do juízo competente de primeiro grau.

Quem julga a ação civil pública?

Quanto ao foro competente para julgamento da ACP, o artigo 2º da respectiva lei dispõe que: As ações previstas nesta lei serão propostas no foro do local onde ocorrer o dano, cujo juízo terá competência funcional para processar e julgar a causa. ...

Onde propor ação popular?

Somente a pessoa física portadora de título de eleitor tem legitimação para propor a ação popular. Nos termos da Lei da AP, cidadão é o eleitor. Nos termos do § 5º do art. 6º da LAP, faculta-se a qualquer cidadão habilitar-se como litisconsorte ou assistente do cidadão autor da ação popular.

Quem tem legitimidade para a propositura da ação popular?

Qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise anular ato lesivo ao patrimônio público ou d e entidade que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da ...

Tem legitimidade ativa para propositura de ação popular ambiental?

Impende salientar que ao Ministério Público incumbe acompanhar a ação popular proposta pelo cidadão, atuando como fiscal da lei, e não como parte. ... Portanto a alternativa correta é a letra C: Tem legitimidade ativa para propositura da ação popular ambiental brasileiros e estrangeiros residentes no País .

Quem é o legitimado passivo da ação popular?

A legitimidade passiva na Ação Popular abrange, além das pessoas jurídicas, públicas ou privadas, que causaram ou realizaram o ato impugnado, todos aqueles que, de qualquer forma, dele participaram ou se beneficiaram, com a formação de um litisconsórcio necessário.

Mais tópicos