O que é o agente etiológico da dengue?

O que é o agente etiológico da dengue?

Agente Etiológico O vírus da dengue é um arbovírus do gênero Flavivírus, pertencente à família Flaviviridae. São conhecidos quatro sorotipos: 1, 2, 3 e 4.

Qual a patogenia da dengue?

Patogenia. Com a picada do mosquito, ocorre a inoculação do vírus. Este se replica em linfonodos, células musculares, fibroblastos e células dendríticas locais, levando a uma viremia. O vírus pode se deslocar no plasma tanto livre quanto em monócitos/macrófagos, células pelas quais tem maior afinidade.

Como da dengue hemorrágica?

A dengue hemorrágica é causada pela picada do mosquito Aedes aegypti que transmite o vírus da dengue. Na maioria dos casos de dengue hemorrágica, a pessoa já havia tido dengue anteriormente e quando é novamente infectada pelo vírus, desenvolve sintomas mais graves, resultando nesse tipo de dengue.

Como é a morte por dengue hemorrágica?

Dengue hemorrágica e a morte O sangue espesso pode coagular dentro dos vasos, causando trombos. A circulação lenta também prejudica a oxigenação e o funcionamento dos órgãos. Caso não haja tratamento adequado o sangue irá parar de circular, os órgãos não funcionarão e consequentemente ocorrerá a morte do paciente.

Quanto tempo dura a dengue hemorragica?

Os sintomas da dengue hemorrágica duram, em média, de 7 a 10 dias e os sinais de choque podem iniciar de 3 a 5 dias após o início destes sintomas, sendo a fase mais grave deste tipo da doença.

Porque a dengue evolui para Hemorragica?

Na forma hemorrágica, os sintomas são semelhantes, mas a doença é muito mais grave, por causa das alterações da coagulação sanguínea. Pequenos vasos podem sangrar na pele e nos órgãos internos, surgindo hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas.

Quando devo me preocupar com a dengue?

Vamos suspeitar de dengue em casos de pessoa com febre (a partir de 38 graus) e que se apresente acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores pelo corpo (geralmente dores fortes), dor nas juntas, dor abdominal, fraqueza , vermelhidão no corpo, náuseas/vômitos e ...

Quais são os principais sintomas da dengue hemorrágica?

A mudança de nome da dengue hemorrágica

  • Febre.
  • Enjoo.
  • Vômito.
  • Vermelhidão no corpo.
  • Dores de cabeça, nos músculos, nas articulações e ao redor dos olhos.

Quais são os sinais de agravamento da dengue?

Fique atento aos sinais de alerta para agravamento da dengue.

  • dor abdominal intensa e contínua;
  • vômitos persistentes;
  • hipotensão postural e/ou lipotímia;
  • hepatomegalia dolorosa;
  • sangramento de mucosa ou hemorragias importantes (hematêmese e/ou melena);
  • sonolência e/ou irritabilidade;
  • diminuição da diurese;

Quantos dias a pessoa fica doente com dengue?

A dengue é uma doença febril aguda que ocorre quando o vírus penetra no organismo, pela picada de um mosquito infectado, o Aedes aegypti. 2. Quanto tempo depois de ser picado aparece a doença? Se o mosquito estiver infectado, a doença aparece 3 a 15 dias depois da picada, média de 5 a 6 dias.

O que não se pode fazer quando está com dengue?

Pacientes com dengue ou suspeita de dengue devem evitar medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (aspirina) ou que contenham a substância associada. Esses medicamentos têm efeito anticoagulante e podem causar sangramentos.

O que acontece se pegar dengue 3 vezes?

Esta reação exagerada do sistema imunológico é um problema. Pode causar inflamações e, por isso, aumenta o risco de lesões nos vasos sanguíneos, o que levaria à dengue hemorrágica. Um terceiro episódio poderia ser ainda mais grave, e um quarto seria mais perigoso que o terceiro.

Como pega dengue de outra pessoa?

A transmissão da dengue é exclusivamente através da picada do mosquito infectado. O vírus pode também ser passado de humanos para mosquitos, em que o mosquito Aedes aegypti ao picar uma pessoa com dengue, adquire o vírus, podendo transmitir para outras pessoas.

Qual é a fase mais perigosa da dengue?

A dengue do tipo hemorrágica é a mais perigosa. A fase mais grave desse tipo de dengue acontece durante o intervalo entre o período febril e não-febril, que ocorre após o 3º dia da doença.

Porque a dengue é a mais perigosa?

Os especialistas ainda lembram que a multiplicação do vírus no sangue provoca inflamação nos vasos sanguíneos, fazendo com que o sangue fique mais espesso e circule mais lentamente. Nesse caso, o risco é de coagulação e trombose, o que também pode levar à morte.

Como o mosquito se contamina com o vírus da dengue?

A fêmea do mosquito suga o sangue de uma pessoa infectada, com o vírus ativo na corrente sanguínea. Esse vírus passa por um período de incubação dentro do mosquito, que varia de 10 a 14 dias. Só depois, o Aedes aegypit começa a contaminar outras pessoas, a cada nova picada.

Como se pega dengue e quais os sintomas?

A transmissão acontece pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti, que pode ingerir o vírus ao picar uma pessoa infectada. Depois do período de incubação, esse vírus pode ser transmitido para outras pessoas que forem picadas pelo mesmo inseto.

Para que a transmissão da dengue aconteça é necessário que ocorra a inoculação?

A dengue é uma doença cuja transmissão ocorre pela picada do mosquito da espécie Aedes aegypti, não ocorrendo transmissão por contato direto entre uma. pessoa com dengue e outra sadia. Para que a transmissão da dengue aconteça, necessário que ocorra a inoculação ....