Quais são os equipamentos de laboratório?

Quais são os equipamentos de laboratório?

Equipamentos de laboratório de análises clínicas e suas funções

  • Microscópios. Dentre os equipamentos de laboratório de análises clínicas e suas funções, o mais conhecido pelo público geral é o microscópio. ...
  • Colorímetro. ...
  • Analisador de bioquímica. ...
  • Agitadores. ...
  • Estufa. ...
  • Autoclave. ...
  • Balança. ...
  • Banho-maria.

Quais são os instrumentos que os cientistas usam?

Materiais e equipamentos de laboratório

  • Almofariz com pistilo. ...
  • Béquer ou Becker. ...
  • Balão de fundo chato. ...
  • Balão de fundo redondo. ...
  • Tubos de ensaio. ...
  • Bureta. ...
  • Bastão de vidro. ...
  • Balança de precisão.

Quais vidrarias não podem ser aquecidas?

São feitas de vidro temperado, dessa forma aguentam temperaturas muito elevadas. As que não podem ser aquecidas são: Vidro de Relógio, Funil de Haste longa, Pipeta Graduada, Pipeta Volumétrica ( Não pode ser aquecida pois possui grande precisão de medida) e Proveta ou Cilindro Graduado.

Como as vidrarias podem ser divididas?

Desse modo, cada vidraria para laboratório possui sua peculiaridade e é destinada a um papel. Alem disso podem ser divididos em dois grupos basicamente: Os de precisão - que não podem ser levados à estufa, pois a alta temperatura alteraria sua propriedade de medição com precisão. Ex.: pipetas, buretas, provetas etc.

Qual a diferença entre uma vidraria volumétrica e graduada?

A volumétrica apresenta apenas uma marcação de volume (1 mL, 2 mL...), por isso apresenta maior precisão em comparação à graduada, que apresenta várias indicações de volume. No preparo de soluções, é preferível a utilização de vidrarias volumétricas, com o intuito de se evitar erros no preparo delas.

O que caracteriza uma vidraria limpa?

A vidraria de laboratório precisa estar limpa fisicamente, quimicamente e biologicamente, isento de graxas e gorduras. ... A s vidrarias contaminadas devem ser colocadas em desinfetante químico (hipoclorito a 1%), imediatamente após o uso, antes de serem lavadas e reutilizadas.

Quais são os materiais de vidro que apresentam precisão na medida volumétrica e quais devem ser os cuidados para lavagem e secagem dos mesmos?

3. Quais são os materiais de vidro que apresentam precisão na medida volumétrica e quais devem ser os cuidados para a lavagem e secagem dos mesmos? Os materiais de vidro que apresentam precisão na medida volumétrica são pipeta, graduada e volumétrica, proveta e balão volumétrico.

Qual a função de uma solução de hidróxido de potássio na lavagem de vidraria?

O hidróxido de potássio em álcool é uma solução poderosa para limpeza de vidraria [1, página 28]. Uma solução de soda cáustica é muito eficaz para a remoção de películas gordurosas no vidro [2, página 46 e 3, página 40].

O que é uma solução Sulfocrômica?

Alguns laboratórios usam Solução Sulfocrômica, que é uma mistura de ácido sulfúrico, dicromato de potássio e água. ... Para síntese ou manuseio de materiais cerâmicos, uma solução bem diluída de ácido fluorídrico é usada para dissolver sílica, quartzo entre outros resíduos cerâmicos que podem estar na vidraria.

Qual o procedimento para se preparar uma solução de potassa alcoólica?

1º passo: Prepare uma solução saturada de água e KOH (hidróxido de potássio). 2º passo: Dilua com o mesmo volume de álcool comercial. 3º passo: Acrescente mais água até solubilizar qualquer precipitado. Não utilize esse tipo de limpeza em material aferido, pois ele perde a calibração.

Como limpar lâminas e Laminulas?

As lâminas e lamínulas devem ser lavadas, com água e sabão ou detergente neutro, com muito cuidado para não riscar, o que comprometeria a leitura em microscópio. Depois de lavadas devem ser imersas em ácido acético glacial durante 10 minutos e secas com lenço de papel macio.

Como limpar lâminas de microscopia?

Use gaze para esfregar cada lâmina individualmente, em ambos os lados, até limpá-las completamente. Certifique-se de deixar as lâminas na água por no máximo alguns dias. Se deixá-las por semanas ou mais, corre-se o risco de a água evaporar. Isso deixará resíduos de detergente de difícil remoção nas lâminas.

Como lavar lâminas de laboratório?

A vidraria em geral pode ser lavada simplesmente com água, água e sabão ou por meio de soluções especiais, como o detergente Extran, solução de ácido nítrico a 10% ou ainda solução sulfocrômica.

Como limpar Erlenmeyer?

O que eu faço para remover o que fica grudado é colocar um pouco de água com pouco detergente e uma quantidade de arroz cru, uma colher de sopa já é suficiente.. Feito isso, só agitar que limpa tudo.. Depois só enxaguar, secar e guardar.