Qual a aplicação do peróxido de hidrogênio no controle microbiano?

Qual a aplicação do peróxido de hidrogênio no controle microbiano?

Peróxido de hidrogênio ou água oxigenada é um agente oxidante e a uma concentração de 3 a 6% tem poder desinfetante e esterilizante, porém pode ser corrosivo para instrumentais. ... Está indicado na desinfecção de nebulizadores o que é feito através de nebulização de peróxido de hidrogênio a 7,5% por 30 minutos.

Como podem agir os desinfetantes no controle microbiano?

De acordo com seu efeito nos microrganismos podem apresentar: Efeito estático (bacteriostático, fungistático ou virustático)- inibição do crescimento. ... Desinfetantes: Compostos químicos que podem matar ou inibir o crescimento dos microrganismos são usados em superfícies e objetos inanimados.

O que é repicagem de microrganismos?

CONCLUSÃO O processo de repicagem permite o estudo isolado de microrganismos com a finalidade de um estudo mais específico de determinado microrganismo, desta forma sem a interferência de outros microrganismos ou fatores que afetem seu desenvolvimento.

Quais os fatores químicos necessários para o crescimento microbiano?

Os elementos mais importantes são: o carbono, o hidrogénio, o azoto, o oxigénio e o fósforo. Necessitam também de quantidades menores de ferro, magnésio, potássio e cálcio e de outros elementos em quantidades mínimas.

Qual o principal elemento químico utilizado como nutriente pelos microrganismos?

Os microrganismos necessitam de fontes de energia, fontes de carbono, fontes de nitrogênio, sais minerais, água, fatores de crescimento (vitaminas e outras substâncias).

Quais são as características dos microrganismos classificados no grupo dos Psicrófilos?

Microrganismos psicrófilos são aqueles que têm temperatura de multiplicação entre 0°C e 20°C, com um ótimo entre 10°C e 15°C. ... São aqueles que têm a temperatura ótima de multiplicação entre 25°C e 40°C, mínima entre 5°C e 25°C, e máxima entre 40°C e 50°C.