Quais métodos de semeadura no laboratório clínico?

Quais métodos de semeadura no laboratório clínico?

Estria Reta: semear com agulha bacteriológica, fazendo uma linha reta, com cuidado de não ferir o Agar, partindo da base para a extremidade do bizel (superfície inclinada do meio). Objetivo: obtenção de pequena massa de microorganismos. Picada Central: semear com agulha bacteriológica, no centro do Agar.

O que é um meio de cultura pura?

Cultura pura ou axénica A cultura pura de um dado microrganismo é uma cultura de células genética e morfologicamente idênticas. A imobilização das células num meio sólido torna possível a visualização do crescimento em massas celulares isoladas denominadas colónias.

Como isolar uma cultura pura?

Para obter uma cultura pura podem ser usadas as técnicas de:

  1. riscado em meio sólido.
  2. espalhamento em meio sólido.
  3. incorporação.

Como podemos classificar os meios de cultura?

Os meios de cultura são classificados de acordo com seu estado físico, podendo ser sólido, quando possui agentes solidificantes como o ágar; semissólido, quando a consistência de ágar e/ou gelatina é intermediária, ou líquido, quando não possui solidificantes, caracterizando-se como caldo.

O que cresce em Agar Sangue?

Ágar sangue: características e função Por conta da sua alta concentração de carboidratos e composição química rica em nutrientes, o ágar sangue é um tipo de meio de cultura excelente para o desenvolvimento de diversos tipos de fungos, filamentosos e colônias leveduriformes.

Como preparar o meio agar nutriente?

Preparação Suspender 28g de pó em 1 litro de água destilada ou deionizada. Aquecer até ferver dissolvendo completamente. Esterilizar em autoclave a 121°C por 15 minutos. Dispensar em placas de Petri.

Como preparar meio de cultura sabouraud?

1. Liquefaça o Sabouraud Dextrose Agar Deeps em tubos A, aquecendo-os em água a ferver. * Arrefeça até 45 – 50°C, verta para placas de Petri e deixe solidificar durante pelo menos 30 min. *NOTA: Não se recomenda a utilização do forno de microondas.