Quais são as estruturas que formam o complexo estimulante do coração?

Quais são as estruturas que formam o complexo estimulante do coração?

Este sistema é conhecido como sistema de condução, formado pelo músculo cardíaco especializado presente no nó sinoatrial, no nó atrioventricular, nas vias internodais, no feixe atrioventricular e seus ramos terminais direito e esquerdo e nos ramos subendocárdico das fibras de Purkinje.

O que é o sistema de condução do coração?

O coração é um órgão do sistema cardiovascular e gera seus próprios impulsos elétricos que cursam um trajeto próprio, especialmente desenhado para ajudar na distribuição de um potencial de ação através do músculo cardíaco. Os nós e redes das células “especializadas” do coração constituem o sistema de condução cardíaca.

Como acontece o sistema de condução e o potencial de ação no coração?

Um potencial de ação cardíaco é uma breve alteração na voltagem (potencial de membrana) ao longo da membrana celular das células cardíacas. Esta alteração é causada pelo movimento de iões entre o interior e o exterior da célula, através de proteínas denominadas canais iónicos.

Como ocorre o potencial de ação em uma célula muscular?

A acetilcolina entra nos seus respectivos canais proteicos da fibra muscular, permitindo também a entrada de íons de sódio, os quais iniciam o potencial de ação na fibra muscular. O potencial de ação despolariza a membrana da fibra muscular e também trafega para o interior da célula pelos túbulos transversos.

O que acontece com um neurônio é uma célula muscular quando sofrem um potencial de ação?

Quando o neurônio sofre estímulo, ocorre uma mudança transitória do potencial de membrana. ... Esse conjunto de alterações sequenciais que garante a transição de potencial é chamado de potencial de ação. Essa mudança faz com que os canais de Na+ fechem-se e provoca a abertura dos canais de K+.

Onde é gerado o potencial de ação?

Quando a membrana de uma célula excitável é despolarizada além de um limiar, a célula dispara um potencial de ação, comumente chamado de espícula (leia Limiar e início). Um potencial de ação é uma alteração rápida na polaridade da tensão elétrica, de negativa para positiva e de volta para negativa.

Como ocorre o potencial de repouso da membrana?

O potencial de repouso da membrana é determinado pela distribuição desigual de íons (partículas carregadas) entre o interior e o exterior da célula e pela permeabilidade da membrana diferenciada para diferentes tipos de íons.

Porque o potencial de membrana é negativo?

Essa DDP é gerada pela diferença na concentração de íons dentro e fora da célula. Como o citoplasma contém, proporcionalmente menor quantidade de íons positivos que o líquido externo, a superfície interna da membrana é negativa em relação à externa.

Por que o meio intracelular é negativo?

Gradiente de Concentração e Gradiente Elétrico O meio intracelular é o meio mais negativo, como já falamos, portanto ele estimula entrada de íons positivos, uma vez que o meio extracelular é positivo, e os íons movimentam-se do local mais positivo para o local mais negativo.

Quais os elementos que constitui a sinapse?

Do ponto de vista anatômico e funcional, uma sinapse é composta por três grandes compartimentos: membrana da célula pré-sináptica, fenda sináptica e membrana pós-sináptica.