O que diz o artigo 41 do Código Penal?

O que diz o artigo 41 do Código Penal?

Art. 41. A denúncia ou queixa conterá a exposição do fato criminoso, com todas as suas circunstâncias, a qualificação do acusado ou esclarecimentos pelos quais se possa identificá-lo, a classificação do crime e, quando necessário, o rol das testemunhas.

O que o artigo 171?

171. Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento. ”

Quem pode determinar o arquivamento do inquérito policial?

O arquivamento do inquérito policial somente se dará por decisão da autoridade judiciária. É ato do juiz, que determinará o arquivamento de forma motivada somente se houver pedido do Ministério Público que é o titular da ação penal pública (art.

O que é ação penal pública incondicionada e condicionada?

A incondicionada é de iniciativa exclusiva do Ministério Público, é a genérica, para todas as infrações penais em que a lei nada disponha com relação à ação penal. Em casos expressos em lei, a ação pública pode ser condicionada à representação do ofendido ou à requisição do Ministro da Justiça.

O que é um crime de ação pública incondicionada?

Divide-se a ação penal pública em incondicionada e condicionada. Destarte: 1. Incondicionada é a iniciada mediante denúncia do Ministério Público nas infrações penais que interferem diretamente no interesse público.

Quem é o titular da ação penal pública?

1.

Quem é o titular do direito de representação?

O titular do direito de representação poderá ser a própria vítima (se capaz, maior de 18 anos), seu representante legal (se menor de 18 anos ou doente mental), cônjuge, ascendente, descendente ou irmão (no caso de morte do ofendido).

Quais serão os titulares das ações penais privada e pública?

Titular da ação é o ofendido ou seu representante legal, sendo a peça acusatória a chamada Queixa ou Queixa-crime. São três as espécies de ação penal privada: Ação Penal Privada Personalíssima; ... Ação Penal Privada Subsidiária da Pública.

O que é crime de ação penal pública?

Conceito. A ação penal pública é aquela cujo titular é o Ministério Público, na figura dos promotores de justiça ou dos Procuradores do Republica, que exercem seu direito de ação por meio da denúncia (peça inicial da ação penal pública).

Quais O princípios da ação penal pública?

São cinco os princípios que regem a ação penal pública: o da legalidade ou obrigatoriedade; o da indisponibilidade; o da intranscendência; o da divisibilidade e o da oficialidade.

Quais são os tipos de ação penal?

Existem os seguintes tipos de ação penal:

  • Ação Penal Pública Incondicionada.
  • Ação Penal Pública Condicionada à Representação.
  • Ação Penal Pública Condicionada à Requisição.
  • Ação Penal Privada Exclusiva.
  • Ação Penal Privada Subsidiária da Pública.
  • Ação Penal Privada Personalíssima.

Qual a diferença de ação penal pública e privada?

A ação penal pública depende de iniciativa do Ministério Público (promotor público, cargo que em instâncias superiores ou na esfera federal recebe o nome de procurador). Ela se contrapõe à ação penal privada, cuja iniciativa não pertence ao poder público, mas ao particular. ...

O que é um crime de ação privada?

É aquela cuja a titularidade, em regra, é do ofendido ou se ele for incapaz, do seu representante legal. O crime que exige a interposição de uma de ação penal privada é aquele em que o código prevê a seguinte frase: “somente se procede mediante queixa”.

Quais são os crimes de ação penal privada?

Como exemplos de crimes sujeitos à ação penal de iniciativa privada, podem ser citadas a calúnia, a injúria, a difamação, o esbulho possessório de propriedade particular (art. 161, § 3º, do Código Penal) e a fraude à execução (art. 179 do Código Penal).

Porque a ação penal pública é condicionada?

A ação penal pública condicionada é aquela que, embora deva ser ajuizada pelo MP, depende da representação da vítima, ou seja, a vítima tem que querer que o autor do crime seja denunciado. Nestes crimes, o inquérito policial pode se iniciar: Representação do ofendido ou de seu representante legal.

Qual a natureza jurídica da representação na ação penal pública condicionada?

A representação, do Art. 39 do CPP, trata-se natureza jurídica como uma condição de procedibilidade, ou seja, quando o crime é passível de ação penal pública condicionada a representação. É o caso da ameaça, por exemplo Art. 147 do CP, furto de coisa comum Art.

Qual o prazo para a representação na ação penal pública condicionada?

6 meses

Qual o prazo para a representação e decadencial ou prescricional é contado a partir de qual momento?

O artigo 103 do Código Penal prevê que “Salvo disposição expressa em contrário, o ofendido decai do direito do direito de queixa ou representação se não o exerce dentro do prazo de 6 (seis) meses, contado do dia em que veio a saber quem é o autor do crime, ou, no caso do § 3º do art.