Como definir o traço da argamassa?

Como definir o traço da argamassa?

De modo geral, as argamassas devem ser dosadas na proporção volumétrica de 1:3 a 1:4, sendo aglomerante (cimento+cal) e agregado respectivamente.

Como funciona o traço?

Um traço de 1:2:3, por exemplo, indica que a proporção será de 1 parte de cimento por 2 partes de areia e 3 partes de brita, sempre obedecendo essa ordem. Já a quantidade correta de água varia porque depende da umidade da areia e da trabalhabilidade final do concreto.

Qual a medida de um traço?

A receita sempre tem variações! Um bom traço de concreto para base de contrapiso , por exemplo, é de 1:4:4, sendo 1 saco de cimento (36L) para 4 latas de brita para 4 latas de areia lavada média. Ah, quando a gente fala lata são 18L (ou 1200 colheres de sopa, se preferir).

Qual a medida de um traço de massa?

Traço é a unidade de massa de reboco usada para a construção. Normalmente, ele é composto pela proporção 1:2:6 (1 saco de cimento com 60ml de aditivo, 2 sacos de cal fina e 6 latas de 18l de areia) para paredes internas, e 1:2:4 para externas, mas alguns profissionais usam outras fórmulas para o trabalho.

O que é um traço no desenho?

No meu entendimento, um traço de desenho, são as linhas feitas por lápis ou outro objeto para desenhar. Quando dizem que um desenhista tem um traço diferente de outro desenhista, ou admiram o traço de um determinado desenho, tem relação com a forma que usa seu lápis para desenhar, assim como o estilo de desenho.

O que é um traço na construção civil?

Ele é composto por cimento, agregados graúdos (pedras), agregados miúdos (areia) e água. Já o traço de concreto é, basicamente, a proporção entre todos os materiais que constituem essa mistura. ... Para regular os traços de concreto apropriados para os diferentes usos na construção brasileira, existem algumas normas.

Qual a importância de definir um traço adequado para o concreto utilizado em uma obra?

A definição do traço do concreto é uma das etapas mais importantes da obra, ele define o qual é o tipo de concreto mais adequado para as várias situações da construção, como argamassa, concreto para piso, concreto para pré-moldados, etc. Sendo assim, o traço é a “receita de bolo na produção do concreto”.

O que é um traço rico e pobre?

Consideram-se como traços “muito ricos” e “muito pobres” aqueles que apresentem valores de m# que se afastem mais de 1,5 pontos do valor m do traço de referência.

Quanto gasto de areia pedra e cimento por m3?

A quantidade de cimento, areia, brita e água necessária para produzir 1 m³ de concreto. Por exemplo: Para 1 m³ de concreto, se o traço é 4,8:0,6:0,6, Isso significa 4,8 sacos de cimento, 0,6 metros cúbicos de areia e 0,6 metros cúbicos de brita.