Para que serve a granulometria?

Para que serve a granulometria?

A Granulometria ou Análise Granulométrica dos solos é um estudo da distribuição das dimensões dos grãos de um solo. ... O principal objetivo é conhecer a distribuição granulométrica do agregado e representá-la através de uma curva. Possibilitando assim a determinação geral de suas características físicas.

O que é uma curva granulométrica?

A curva de distribuição granulométrica é traçada marcando-se a percentagem de material com dimensões menores do que uma determinada dimensão, versus essa dimensão de partícula, numa escala logarítmica. A figura abaixo mostra uma curva típica de distribuição granulométrica.

Qual a importância da curva granulométrica e dos limites de atterberg na identificação de solos grossos e finos?

2- Importância da curva granulométrica e limites de Atterberg na identificação dos solos grossos e finos. A curva granulométrica e os Limites de Atterberg definem a classificação dos solos. ... Coesão pode ser entendida como a resistência ao cisalhamento de um solo quando nenhuma força externa atua sobre ele.

Qual é a diferença entre textura e granulometria?

a textura se refere à forma e tamanho das partículas, enquanto a granulação se refere à medida do tamanho das partículas.

O que se entende por estrutura dos solos?

A estrutura de um solo é a sua característica física expressa pela forma, dimensão e arranjo das suas partículas sólidas e dos vazios que a elas se associam. A estrutura do solo está relacionada com a presença no solo de grandes moléculas minerais, como as das argilas, e orgânicas, como as do húmus ou ácidos húmicos.

Quando analisamos a textura do solo o que estamos observando?

Resposta: Partículas de intempererismo. Explicação: O solo é formado por partículas de intemperismo de rochas.

Quais são as frações separadas quando se busca analisar a textura do solo?

A textura ou granulometria refere-se à proporção de argila, silte e areia do solo. Dessas frações, a argila é a que possui maior superfécie específica e é de natureza coloidal com alta retenção de cátions e adsorção de fósforo.

Qual é a textura da terra?

Uma terra tem numerosas caraterísticas. ... Três componentes regem a textura de uma terra : a argila, os limos e a areia. A argila, pesada mas generosa. A argila torna a terra maleável, adesiva.